da assessoria de imprensa da Câmara de Ribeirão Preto
A Câmara de Ribeirão Preto aprovou projeto de lei do vereador Jean Corauci (PDT) que garante que cães e gatos em situação de rua ganhem espaços para alimentação e hidratação. A proposta teve apoio de todos os parlamentares.
O vereador Jean Corauci esclareceu aos demais colegas que este projeto já obteve sucesso em cidades como Londrina e Americana, ressaltando que a proposta visa parcerias com ONGs de proteção dos animais ou mesmo iniciativa privada. Jean Corauci disse que, como as áreas serão cuidadas pelos protetores dos animais, não haverá nenhum tipo de incentivo ao abandono de cães e gatos nestes pontos e nem o risco de que animais peçonhentos, por exemplo.
O projeto recebeu duas emendas da Comissão de Justiça e Redação. A primeira foi justamente ressaltando que a prefeitura está autorizada a firmar o convênio com a iniciativa privada ou ONG, sem gerar custos para o município. A segunda foi determinando que a prefeitura fica responsável pela regulamentação da lei.
Na sessão ordinária, os vereadores ainda aprovaram mais dois projetos. Um deles, do vereador Orlando Pesoti (PDT) transforma o Novo Mercadão da Cidade em ponto turístico. O vereador destacou a importância do local para Ribeirão Preto, que influência na geração de empregos e investimentos, e ainda se mostrou surpreso por ele ainda não fazer parte da relação dos pontos turísticos.
Já o presidente da Câmara, Rodrigo Simões (PDT), teve aprovado o projeto que institui a Semano do Uso Racional de Medicamentos, para alertar a população sobre os riscos causados pela automedicação.