Prefeito participa da abertura da 24ª Agrishow

2/5/2017 - Ribeirão Preto - SP

Solenidade contou com a presença de diversas autoridades que mostraram a força do agronegócio nacional

Na manhã desta segunda-feira, dia 1 de maio, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, participou da solenidade de abertura da 24ª Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação). Expectativa é receber 150 mil pessoas até sexta-feira, de mais 70 países, e superar os R$ 1,95 bilhão de negócios gerados na edição passada.

Também estavam presentes o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, o presidente da Agrishow, Fábio de Salles Meirelles, o deputado Federal, Baleia Rossi, os deputados Estaduais Welson Gasparini e Léo Oliveira, o secretário Estado de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, o presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Rodrigo Simões, e representantes das entidades organizadoras.

A Agrishow é considerada uma das três principais feiras de tecnologia agrícola do mundo e a maior e mais importante na América Latina, uma vitrine das mais avançadas tendências e inovações tecnológicas para o agronegócio. Palco do sucesso do agronegócio brasileiro, é a única feira do Brasil em que o produtor rural encontra tudo o que precisa e as melhores oportunidades de negócios.

O presidente da Agrishow iniciou os discursos dizendo que o Estado de São Paulo mostra para todo país que, orientado por políticas públicas, mostra sua competência. “Se não fosse assim, jamais teríamos uma reunião como esta, numa evolução fantástica da Agrishow de São Paulo, hoje uma verdade internacional”, disse Meirelles.

“Esta é a 24ª Agrishow e como ribeirão-pretano, engenheiro agrônomo e, depois, parlamentar, tive a oportunidade de participar de todas as edições da Agrishow”, afirmou Nogueira que mostrou, em seguida, como foi a evolução da feira neste período, já que “em 1994, foram 17 mil pessoas [que visitaram a feira]. Esta edição deve ser 10 vezes maior em tamanho de público e faturamento. Há 20 anos, nós não colhíamos 80 milhões de toneladas [de grãos] e estamos colhendo, este ano, mais de 220 milhões de toneladas”.

O ministro da Agricultura apresentou importantes números do Brasil para mostrar como o país possui a agricultura mais sustentável do mundo. “Somo um país que tem 61% do seu território preservado. Toda nossa produção agrícola, tudo o que nós plantamos e podemos colher, estamos trabalhando em apenas 8% do território nacional. Este é o Brasil que estamos defendendo. Que podemos dizer que somos um país eficiente na agricultura. Que queremos continuar sendo um país que alimenta seus mais de 210 milhões de habitantes e ainda fornece alimentos para mais de 150 países”, explicou Blairo.

Antes de encerrar os pronunciamentos, o governador destinou diversos recursos para o agronegócio paulista, que serão destinados a toda a cadeia produtiva, desde o pequeno produtor até as indústrias agrícolas. “Assinamos aqui um decreto que estabelece um regime especial para a indústria de máquinas no nosso Estado, facilitando a devolução do crédito ICMS. E no mesmo decreto estamos, para a pessoa física do produtor rural e a empresa rural, ampliando a utilização de crédito de ICMS, para a compra de caminhões, compra de furgões e compra de carrocerias. Também conseguimos R$ 120 milhões da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) só para os nossos institutos de pesquisas do Estado”, relatou Alckmin que ainda concluiu dizendo que “não poderíamos comemorar o dia do trabalho e do trabalhador de forma melhor, criando postos de trabalho”.

Duarte Nogueira aproveitou a solenidade de abertura e já fez o convite para todos prestigiarem o Jubileu de Prata da Agrishow. "E convidar já, para a Agrishow de 2018, que vai ser muito maior e melhor do que a que estamos fazendo este ano. Para que possamos ajudar a desenvolver o Brasil, a diminuir as distâncias sociais, a levar para o maior número de pessoas um bom emprego, boas condições de habitação, qualidade de vida, que é aquilo que a Agrishow tem como referência. E se eu posso dizer uma coisa como ribeirão-pretano, a Agrishow é uma vitrine espetacular do que é a vocação de Ribeirão Preto e do Brasil, é ser moderna, eficiente, global e sustentável”, apontou o prefeito.

Serviço:

24ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação

Data: 1º a 5 de maio de 2017

Local: Rodovia Antonio Duarte Nogueira Km 321 – Ribeirão Preto/SP

Horário: 8h00 às 18h00

Compartilhe no Whatsapp