da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
No próximo dia 5 de maio é comemorado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos
O descarte correto de medicamentos ainda é um problema para grande parte da população, que não sabe o que fazer com remédios vencidos ou que sobraram. Por isso, o Fundo Social de Solidariedade e a USP irão, no próximo dia 5 de maio, para comemorar o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, realizar uma ação no calçadão de Ribeirão Preto.
Para receber e dar destino correto aos medicamentos recebidos, o Fundo Social de Solidariedade mantém o projeto da Farmácia da Gente. Os medicamentos que não estão vencidos complementa o programa de distribuição gratuita de medicamentos da Secretaria Municipal de Saúde, além de orientar sobre o uso correto de medicamentos, dos riscos da automedicação e da importância do comprometimento do paciente com o seu tratamento.
“Devido ao aumento pela procura de medicamentos e pela falta de doações, nossos estoques estão baixos. Por isso, precisamos da colaboração de todos para que o projeto continue contribuindo com o tratamento dos pacientes que não possuem condições de comprar esses medicamentos”, afirma a farmacêutica Jânia Gasparin, coordenadora da Farmácia da Gente.
O descarte de medicamentos no lixo comum, vazo sanitário, pia ou qualquer lugar inadequado, contribui para a contaminação do solo e da água, principalmente em Ribeirão Preto onde 100% da água consumida na cidade vem do Aquífero Guarani.
Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Samanta Pineda, ao descartar indevidamente os medicamentos, as pessoas contribuem com um grave problema de saúde pública. “Por isso, ao destinar seus medicamentos para a Farmácia da Gente, a população estará contribuindo com a preservação do meio ambiente e com as pessoas que não podem comprar os remédios”, disse Samanta.
Farmácia da Gente
Os remédios doados aos munícipes são obtidos por meio de doações da comunidade, médicos, propagandistas e distribuidoras de medicamentos do município. O material recebido em doação passa por uma triagem e, posteriormente, é disponibilizado aos interessados. Para receber o medicamento gratuitamente é necessário a apresentação da receita médica, comprovante de residência e os documentos pessoais.
Serviço:
Doações: 0800–772–7213
Rua Cerqueira César, nº 383
Funcionamento: das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira