da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Convênios irão oferecer crédito com juros reduzido e desconto na compra de sementes e mudas
O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, participou na tarde desta quinta-feira, dia 4 de maio, da assinatura de dois convênios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo que irão beneficiar o pequeno produtor rural e o agricultor familiar. Também participou da assinatura de um protocolo de intenções para transferência de tecnologia para produtores de cana da Paraíba (veja abaixo).
Participaram da assinatura o secretário da Agricultura Arnaldo Jardim, o secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, José Luiz Ribeiro, e o deputado Estadual Davi Zaia.
O primeiro, uma parceria com a secretaria do Emprego, irá incluir pequeno produtor rural e o agricultor familiar nas linhas de crédito do Banco do Povo Paulista nas Casas da Agricultura. A parceria visa a utilização das Casas da Agricultura, presentes em todos os municípios do Estado, para oferecer ao produtor rural os serviços do Banco do Povo, como empréstimos de até R$ 20 mil.
O segundo convênio assinado oferece aos agricultores familiares, desconto de 15% na compra de sementes e mudas comercializadas pelo Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM) da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Protocolo de intenções
O prefeito também participou da solenidade de assinatura do protocolo de intenções entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool do Estado da Paraíba (Sindalcool) e Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), para conjugação de esforços para a transferência de tecnologias do Instituto Agronômico (IAC) voltadas para o desenvolvimento sustentável dos produtores fornecedores de cana-de-açúcar de seus associados.
O documento foi assinado pelo secretário da Agricultura, Arnaldo Jardim, pelo presidente do Sindalcool, Edmundo Coelho Barbosa, e pelo presidente da Asplan, Murilo Correia Paraíso. De acordo com o secretário, o objetivo é aproximar os produtores e melhorar a produtividade com novas tecnologias.
Edmundo Barbosa disse que o momento é muito especial para o sindicato que ele dirige, “pelos benefícios que poderão advir não só na área da cana, mas do conhecimento, avançando e levando tecnologia do IAC a um local de extremo déficit hídrico”.
Duarte Nogueira elogiou a atitude e afirmou que esse tipo convergência, de troca de experiências, por ser prazeroso a troca de informações que se acumula ao longo da vida com outras pessoas.