Secretário de Saúde abre oficialmente II Jornada SBAIT de Prevenção ao trauma

11/5/2017 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Secretário de Saúde abre oficialmente II Jornada SBAIT de Prevenção ao trauma

Evento é um dos mais importantes fóruns de debates sobre trauma; Ribeirão Preto vai compartilhar suas experiências de implantação do Programa Party na cidade

O secretário de Saúde de Ribeirão Preto, Sandro Scarpelini, fará a abertura e atuará como palestrante  da II Jornada SBAIT de Prevenção ao trauma e o Simpósio Internacional do Programa Party (Programa de Prevenção ao Álcool e Riscos Relacionados a Traumas na Juventude), que acontecerão nos dias 18, 19 e 20 de maio, no Centro de Convenções Expo Dom Pedro, em Campinas.

O evento é considerado um dos mais importantes fóruns de debates sobre o tema. Surgiu em 1999 como iniciativa das Ligas do Trauma, tem o objetivo em promover um evento científico-social de união das Ligas de Trauma existentes no país.

Sandro Scarpelini explica que a equipe de profissionais envolvidos com o Programa Party em Ribeirão Preto, apresentará o processo de implantação e as experiências do programa na cidade. “ Países desenvolvidos investem muito em prevenção e é assim que conseguem diminuir o número de acidentes e  a taxa de mortalidade, e depois de introduzido em Ribeirão, não tem sido diferente. O Party muda o comportamento da população , afirma Scarpelini.

O Party de Ribeirão Preto foi criado a partir do modelo implantado no Canadá, denominado Prevent Alcohol and Risk – Related Trauma In Youth, onde a médica Ana Helena Parra, coordenadora do programa em Ribeirão Preto, atuou como voluntária por 18 meses

Ribeirão foi a primeira cidade da América Latina a desenvolver o Programa Party. Desde 2008 o programa já atendeu, entre estudantes de ensino médio e graduandos na área da saúde, mais de 4.500 pessoas.

De acordo com a coordenadora, Ana Helena Parra, a intenção é, por meio do congresso, disseminar o Programa Party para todo o país.“ O Party é moldável e possível adaptá-lo a realidade de outras cidades”, afirmou.

Compartilhe no Whatsapp