Ribeirão Preto sedia primeiro encontro de artesãos da região

26/6/2017 - Ribeirão Preto - SP



O artesanato é uma atividade muito importante para a economia e a cultura de Ribeirão Preto

 

Para encerrar com chave de ouro a FEARP – Feira de Artesanato dos Artesãos de Ribeirão Preto -, foi realizado durante esta sexta-feira, dia 23 de junho, o 1º Encontro dos Artesãos de Ribeirão Preto e Região, na sala Meira Júnior, que fica no Theatro Pedro II.

Durante a cerimônia de abertura do Encontro participaram os secretários municipais da Cultura, José Carlos Ferreira de Oliveira Filho, e de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Serviços, Edmilson Domingues, a presidente da Fundação Dom Pedro II, Mariana Jábali, representando a Câmara Municipal, a vereadora Gláucia Berenice, a coordenadora do evento, Carmem Resende, a diretora de Atividades Culturais, Mariângela Quartim, e as palestrantes Dra. Elisabete Bacelar do Carmo e a professora Márcia Valle.

A FEARP, uma realização da Secretaria Municipal da Cultura, faz parte das comemorações de aniversário dos 161 anos da cidade e se encerra neste sábado, dia 24 de junho, e tem uma grande variedade de trabalhos artesanais, como brinquedos, objetos de decoração, mesa, cama e banho, além de diversos presentes.

Para o secretário da Cultura, o artesanato é uma atividade importante na geração de renda e que movimenta a economia da cidade. “O artesanato, além de gerar emprego, ser uma exposição de arte, também promove muito o turismo em nossa região, mostrando as mais diversas manifestações culturais que temos”, disse José Carlos.

“Nós temos muitas atividades a serem desenvolvidas e que podemos fazer em conjunto. Já temos algumas coisas encaminhadas para promover, não só para os ribeirão-pretanos, mas para todas as pessoas que vêm visitar nossa cidade e que se sintam bem recebidas”, explicou Edmilson.

Mariana Jábali falou das diversas oportunidades que o artesanato possibilita, tanto para os artesãos quanto para comunidade e cidade em que vivem. “São coisas boas que nós temos que trazer para a nossa cidade, que é receptiva, muito carinhosa e, principalmente, geradora de oportunidades. Oportunidades que este grupo está trazendo para vocês hoje, para o bem-estar de vocês e de toda a comunidade”, apontou Mariana.

A vereadora Gláucia, que faz parte do Fórum Municipal de Economia Solidária, comentou que o encontro é fundamental para viabilizar este tipo de trabalho. “Teremos um local físico onde todos os artesãos poderão expor seus trabalhos, ensinar suas habilidades para outras pessoas, além de outros artistas da cidade poderem ambientar esse local. Hoje estamos mais perto dessa realidade e vamos sair daqui muito mais animados”, afirmou Gláucia.

“O artesanato é a base da economia criativa, desde a época da pedra lascada e também é um grande trunfo da economia solidária, que são as novas formas de realizar a comercialização dos artesanatos produzidos”, esclareceu a Dra. Elisabete.

Já a professora Márcia Valle, falou sobre como o artesanato está inserido na economia criativa, aonde se pensa mais o lado artístico do que o financeiro. “O artesão acaba esquecendo que ele é um empreendedor, que precisa fazer a gestão do seu negócio, pois em muitos casos é sua renda, às vezes a única da família. E o cuidado com a questão financeira será o nosso foco da palestra hoje”, afirmou Márcia.

“Hoje o artesanato é uma profissão. A importância desse encontro é para esclarecer e orientar os artesãos quanto à regularização de sua atividade. Foi-se o tempo em que o artesanato era uma profissão incerta. Hoje tem potencial de desenvolvimento econômico, além de ser patrimônio da cidade”, disse Carmem Resende.

Fotos: Rubens Okamoto

Compartilhe no Whatsapp