Tanabata recebe mais de 70 mil pessoas no Morro do São Bento

18/7/2017 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Festival, realizado no último fim de semana, trouxe para Ribeirão Preto a tradicional cultura japonesa

O 23º Festival Tanabata foi um sucesso, com mais de 70 mil pessoas passando pelo Festival, realizado neste último fim de semana. O Morro do São Bento, durante três dias, se tornou um pedaço do Japão, apresentando suas tradições que tanto desperta o encanto de milhares de ribeirão-pretanos.

Mais de 100 atrações, divididas em dois palcos – tradicional e Seinenkai – mostraram para os visitantes do Tanabata como é a cultura milenar do Japão. Muita música, artes marciais, grupos de Taiko e as apresentações artísticas, demonstraram a colorida e alegre cultura japonesa.

As diversas oficinas ensinaram para os visitantes, um pouco de como são feitos os bonsais, orinunos, mangás, origamis e tradicional culinária. Quem também visitou a exposição de pipa-modelismo, pode aprender como elas são feitas. Além disso, os visitantes puderam passear entre as mais de 70 barracas com artesanatos, objetos de decoração, amuletos e diversos produtos japoneses.

Para a secretária da Cultura, Isabella Pessotti, a realização do Tanabata traz para Ribeirão Preto a essência da cultura japonesa. “Temos uma cultura milenar que precisava ser preservada. A volta do Tanabata, durante três dias, fez os ribeirão-pretanos vivenciarem a cultura japonesa e tiveram conhecimento de como ela é rica em detalhes”, disse Isabella.

“Como o Tanabata se tornou um patrimônio cultural imaterial de Ribeirão Preto este ano, acabou refletindo no seu sucesso e o 23º Festival Tanabata foi o melhor de todos. A participação da população superou nossas expectativas, mostrando que temos um evento consolidado e de grande relevância cultural para a região de Ribeirão Preto”, esclareceu o presidente do Festival Tanabata, Teruo Abe.

Nogueira recebeu a equipe organizadora do Tanabata logo no primeiro mês de governo com intuito de juntos, resgatar esse importante evento cultural. “O Festival das estrelas, como é conhecido, acontece em julho e é o único momento em que a princesa encontra o seu amor. Esse ano, felizmente, houve esse encontro e a cidade de Ribeirão Preto também se reencontra com um dos seus mais importantes festivais”, comentou o prefeito.

Compartilhe no Whatsapp