Festival Fiato al Brasile termina neste fim de semana

4/8/2017 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A segunda edição do evento no Brasil permite intercâmbio cultural para o aperfeiçoamento de alunos, com concertos de alta qualidade

O Festival Fiato al Brasile, Alma em dois continentes, celebra a música erudita com instrumentistas internacionais, até o dia 6 de agosto, com concertos e conferência gratuitos e abertos à população, em dois locais, sala de concertos da Tulha, e no Theatro Pedro II.

É a segunda edição do evento no Brasil, sendo um intercâmbio cultural que permite o aperfeiçoamento de alunos e, por consequência, concertos com música de alta qualidade.

O Festival é uma iniciativa do Projeto ALMA, Academia Livre de Música e Artes, em conjunto com o Departamento de Música da FFCLRP/USP e a Escola Municipal Giuseppe Sarti, de Faenza, na Itália, realizado através do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), do Governo Federal.

Embora o festival tenha sua última atividade no dia 6 de agosto, com o concerto “O Canto da Alma”, no domingo, o concerto de encerramento, com todos instrumentistas envolvidos no Fiato al Brasile e Orquestra e Coro Alma, acontece no sábado, dia 5, às 20h, no Theatro Pedro II.

Nesta edição, o Festival conta com a participação dos instrumentistas Maria Bergantin (Sarti – Itália), Martina Drudi (Sarti – Itália), Tiziano Negrello (Sarti – Itália), Dominico Banzola (Sarti – Itália), Massimo Pauselli (Sarti – Itália), Francesca Bassan (Sarti – Itália), Tauno Saviauk (Estônia – Finlândia); violinista Ricardo Palmezano (Miami University – EUA) e a oboísta Zeliha Budak, da Turquia.

O Festival

O Fiato al Brasile surgiu a partir da relação entre o saxofonista italiano Silvio Zalambani (Faenza) e os alunos da USP de Ribeirão Preto, em 2011, o que resultou numa parceria entre o Departamento de Música da FFLCRP-USP, a Scuola Giuseppe Sarti, em Faenza na Itália, e a ALMA, que proporcionou um rico intercâmbio entre professores e alunos do Brasil e da Itália.

A singularidade do Festival Fiato al Brasile reside em sua proposta artística original que tem entre seus objetivos pedagógicos o casamento entre Arte e Diversidade.

O Fiato vem tentando, ao longo de suas edições, apropriar-se das melhores possibilidades da música contemporânea, expor uma produção atual com raízes profundas no que de melhor se produziu na música ocidental, valorizando e legitimando também as manifestações populares brasileiras.

Serviço

Festival Fiato al Brasile – Alma em dois continentes

Data:

Local: Theatro Pedro II

Endereço: rua Álvares Cabral, nº 370 – Centro

Compartilhe no Whatsapp