da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
A equipe de fiscalização do Daerp flagrou nesta quarta-feira, 2, uma ligação clandestina de água em uma academia de natação, no jardim Santa Luzia, zona Oeste de Ribeirão Preto. A academia inclusive estava com o fornecimento de água cortado desde junho por falta de pagamento. De janeiro a junho a autarquia já lavrou 671 autos de infração referente a fraudes.
A academia de natação, onde foi encontrada a ligação clandestina, estava com o fornecimento de água cortado por acumular uma dívida de R$ 10.222,76. A fiscalização recebeu uma denúncia de que mesmo com a água cortada o local continuava funcionando. A equipe ao chegar ao local constatou que havia uma ligação clandestina que passava por baixo do cavalete do Daerp, onde está instalado o hidrômetro, e no canto junto ao muro havia um registro, que controlava a entrada de água.
O proprietário do imóvel foi multado em R$ 386,05, pela fraude, além de ter o hidrômetro retirado do local e a ligação de água lacrada. Como se tratava de um imóvel antigo, para poder religar a água o proprietário terá que acertar os valores em atraso e fazer a instalação do hidrômetro dentro dos padrões exigidos atualmente pelo Daerp. Sem estas providências o Daerp não religará a água.
Quando for feita a religação do hidrômetro, o Daerp irá comparar a leitura atual com a dos últimos 20 meses e cobrar a diferença de consumo, com todos os encargos.
Processo crime - Além de todos os procedimentos administrativos que serão tomados o Daerp também deverá entrar com processo contra o proprietário do imóvel por furto de água. O Daerp está intensificando a fiscalização e as ações para inibir as fraudes. “Nós vamos responsabilizar judicialmente estas pessoas porque além de estarem deixando de pagar corretamente a água estão prejudicando toda a população de Ribeirão Preto”, afirmou o superintendente, Afonso Reis Duarte.