Secretaria da Saúde promove ciclo de oficinas sobre Saúde da Família

25/8/2017 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Evento promovido para profissionais da rede de saúde pública tem como objetivo transformar as práticas nas unidades de saúde

A Secretaria Municipal da Saúde em parceria com o Núcleo de Educação Permanente e Divisão de Enfermagem, realizaram nesta quinta-feira, 24 de agosto, mais um evento dentro da programação do “III Ciclo de Oficina Saúde da Família”, voltado para enfermeiros, agentes comunitários de saúde, estagiários em enfermagem e gerentes de unidades de saúde de Ribeirão Preto.

O objetivo é transformar as práticas profissionais e qualificar a atenção à saúde, além de incentivar e organizar as ações e os serviços das unidades de saúde do município.

Esta é a quinta etapa num conjunto de oficinas que aconteceram nos últimos meses e envolveram mais de 100 profissionais de saúde e estagiários em enfermagem. A ideia de promover o ciclo de palestras e as oficinas surgiu através de uma demanda trazida pelos enfermeiros das unidades de saúde.

A primeira oficina, que ocorreu em maio deste, ano trabalhou com os pontenciais e desafios dos enfermeiros no trabalho do Estratégia de Saúde da Família( ESF).

A segunda oficina, que ocorreu em junho, teve a participação de enfermeiros, gerentes e agentes comunitários de saúde e trabalhou as dúvidas do e-SUS e a pactuação de metas para visitas domiciliares diárias.

Nos dias 23 e 24, resgatou-se o que foi discutido nas equipes a partir da oficina anterior e foi realizada nova pactuação para organização do processo de trabalho. 

Para a chefe da Divisão de Enfermagem da Secretaria  Municipal da Saúde, Karina Domingues de Freitas,  “de forma articulada com todos os membros presentes, de modo integralmente participativo e ativo, a oficina trouxe experiências enriquecedoras, sugestões significativas e propostas de trabalho que visam não somente uma reformulação no processo de trabalho como também o trabalho em equipe, o empoderamento, a comunicação e horizontalidade de todos os membros da unidade”.  

Compartilhe no Whatsapp