Conselho de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura debate mobilidade urbana

29/8/2017 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Reunião discutiu os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)2, em Ribeirão Preto

Nesta segunda-feira, dia 28 de agosto, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, participou do segundo encontro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura, em reunião realizada na sede da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp). O encontro debateu o andamento no município do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 – Cidades Médias, do Governo Federal.

Além dos conselheiros, também participaram da reunião o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro, o superintendente da Transerp, Antonio Carlos de Oliveira JR., o secretário do Meio Ambiente, Otávio Okano, e o secretário da Casa Civil, Nicanor Lopes.

Durante a reunião, o superintendente da Transerp apresentou junto aos conselheiros como a atual Administração Municipal está desenvolvendo os projetos para a execução do pacote de obras do PAC 2, em Ribeirão Preto, em que prevê investimentos na ordem de R$ 310 milhões . Entre as propostas do projeto local está a construção de corredores de ônibus, pontes, viadutos, passarelas, alças de acesso e ações complementares necessárias como os semáforos inteligentes (que dão prioridade aos ônibus).

Antônio Carlos mostrou que as pontes e os viadutos inclusos no projeto geral têm como objetivo melhorar a segurança e a fluidez do trânsito, principalmente da região Central. “Os projetos do PAC da Mobilidade Urbana se preocupa também com a interligação dos corredores de ônibus proporcionando uma qualidade melhor ao serviço de transporte coletivo”, destacou ao lembrar que todas as licitações sairão do projeto executivo.

Além disso, o superintendente da Transerp afirmou que Prefeitura por meio de convênio com o Detran-SP tem também buscado melhorias na cidade quanto à segurança dos pedestres. “Existe uma articulação junto ao Governo do estado de São Paulo para viabilizar faixas elevadas para travessia. Um dos locais que pretendemos colocar este modelo de faixa é na avenida Jerônimo Gonçalves, nos trechos entre a rodoviária e o Mercado Municipal”, destacou.

No final dos esclarecimentos sobre os planos para a mobilidade local, Nogueira encerrou o encontro comentando como o conselho pode atuar para garantir mais conquistas para toda Ribeirão Preto. “Cada vez mais, devemos adotar medidas importantes na condução da nossa gestão, como bons marcos regulatórios, licenciamentos e a fiscalização. Precisamos dar mais clareza à nossa cidade”, concluiu ao citar a importância de se utilizar este modelo inteligente de administração pública.

Conselho de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura -   Formado por 20 membros do  governo municipal, advogados, empresários, sindicatos,  professores da FEA-USP(Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), ACIRP(Associação Comercial e  Industrial de Ribeirão Preto), CIESP(Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), SINDUSCON(Sindicato das Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo), LIDE(Grupo de Líderes Empresariais) e AEAARP( Associação de Engenharia e Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto). Integram ainda o prefeito municipal, secretários municipais, sociedade civil e empresariado, ambos estão vinculados ao gabinete do chefe do Executivo.  A função do grupo é prestar assessoria e consultoria nas decisões do prefeito além de garantir a fiel execução do programa de governo, coordenando a execução das políticas públicas de natureza intersetorial.

Compartilhe no Whatsapp