O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) confirmou nesta terça-feira (29) a contratação de 50 agentes para a Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto (SP) três anos depois da realização do concurso para a função.
Uma das áreas prioritárias de atuação da GCM são os postos de saúde, que registraram roubos a pacientes e funcionários. A insegurança chegou a motivar o fechamento, em forma de protesto, de dez unidades.
Os novos servidores fazem parte de um total de 88 que serão convocados por passarem no certame em 2014. Destes, serão selecionados nos testes médicos e de aptidão física sete mulheres e 43 homens, que deverão assumir as funções no segundo trimestre do ano que vem.
Antes de ir às ruas, eles devem passar por um treinamento remunerado de aproximadamente três meses. Com as contratações, que representarão um incremento de R$ 3,37 milhões na folha de pagamento, a Guarda passará a ter aproximadamente 250 agentes em toda a cidade.
A administração estima um gasto de R$ 500 mil com as convocações, o que inclui a compra de fardas, armas, entre outros equipamentos. Durante o anúncio, Nogueira também confirmou a utilização de dois ônibus equipados com câmeras de segurança, repassados pelo governo federal, que ajudarão no monitoramento de parques e pontos turísticos de Ribeirão.