Secretaria do Meio Ambiente desenvolve ação de incentivo à produção sustentável

14/9/2017 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Ribeirão Preto

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com a Villa Matthes Recanto Ecológico, produtora de hortaliças orgânicas certificadas, realizou no início desta semana, na Emef Prof° José Rodini Luiz, no Jardim Zara, uma ação sobre a produção sustentável de alimentos com os alunos do 5º ano.

Em sala de aula, por cerca de 1 hora, os estudantes assistiram a uma apresentação em Datashow sobre a prática e os benefícios da produção sustentável dos alimentos orgânicos e seu consumo.

Participaram da ação Fernando Cicarelli, interlocutor do Programa Município Verde Azul e o proprietário da empresa Villa Matthes Recanto Ecoológico, Konrado Toscano de Campos, que cursa Agroecologia pela Universidade de Taubaté (Unitau).

Após a exposição teórica, os alunos foram para a horta da escola onde tiveram a oportunidade de colocar em prática os assuntos apresentados em sala de aula.

Foram plantadas pelos estudantes, hortaliças produzidas no Recanto Ecológico Villa Matthes. “Eles plantaram mudas de rúcula, beterraba alface roxa, entre outras”, explicou Fernando Cicarelli, da Divisão de Áreas Verdes.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a ideia é estender a parceria e levá-la a outras unidades escolares do município.
“O material também será apresentado ao Programa Município Verde Azul - Ciclo 2017”, ressaltou.

Programa Município Verde Azul

O programa atesta a qualidade e o comprometimento das administrações municipais em desenvolver e executar políticas ambientais. As prefeituras recebem uma nota que varia de zero a 100, pelo desempenho conjunto em dez diretivas: esgoto tratado, manejo e destinação de resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura e conselho ambiental. As cidades com nota acima de 80 recebem o selo.

Compartilhe no Whatsapp