Curso ministrado pelo Corpo de Bombeiros visa a evitar incêndios em cobertura vegetal
Cerca de 20 funcionários e estagiários da Secretaria Municipal do Meio Ambiente participaram nesta segunda-feira, dia 25 de setembro, do treinamento ministrado pelo 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros para combate a incêndio em cobertura vegetal.
No período de estiagem, os incêndios em cobertura vegetal aumentam consideravelmente e os danos podem ser, muitas vezes, irreversíveis, causando prejuízo à fauna, flora e saúde da população.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Otávio Okano, diante das últimas ocorrências de incêndio na vegetação do Parque Morro do São Bento, houve a necessidade de treinar os funcionários da pasta, bem como os do Bosque e Zoológico Fábio Barreto e do Viveiro Municipal, que também tem um remanescente florestal.
“Isso para que os servidores possam atuar no combate ao incêndio no primeiro momento, a fim de evitar que danos maiores ocorram”, ressaltou o secretário municipal.
A chefe da Divisão de Planejamento e Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Dalila Marsola, conta que o interesse dela pelo curso de formação de Brigadista e combate a incêndio em cobertura vegetal é a necessidade de se ter uma equipe preparada para atuar em situações de perigo e na prevenção de incêndios de grande proporção.
“Nenhum incêndio começa grande, por isso se você começa o trabalho no início a chance de controlar os focos com abafadores, sem a necessidade de deslocamento de uma unidade do Corpo de Bombeiros, é muito maior”, destaca Dalila Marsola.