da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Obras foram feitas pela Acirp; prefeitura disponibilizará funcionário que ficará responsável pela manutenção
Os banheiros localizados na Praça XV de Novembro e Praça das Bandeiras, local por onde transitam diariamente centenas de ribeirão-pretanos, foram revitalizados.
A área com cerca de 50 metros quadrados, conta com sanitários feminino e masculino, incluindo, em cada um, acessibilidade aos portadores de necessidades especiais. Os investimentos nas obras forma de R$ 25 mil para troca das portas, divisórias, caixas acopladas, pias, torneiras, vasos sanitários e iluminação, além da pintura interna e externa, que foram refeitas.
Marcus Vinícius Carvalho, assessor de gabinete da Secretaria da Casa Civil, informou que a Administração alocará um funcionário que ficará nos banheiros da Praça XV, cuidando da limpeza e fiscalização. “Pedimos também a colaboraçãoda população para preservar estes espaços que são comunitários”, disse.
De acordo com o superintendente da Distrital Centro da Acirp, Álvaro Polastrini, a reforma foi realizada para beneficiar a população que circula na área Central da cidade. “A ACIRP atendeu a uma reivindicação dos comerciantes e da população que vem ao Centro da cidade e não têm banheiros para uso”, disse.
Praça XV de novembro
Marco de referência histórica e geográfica, localiza-se na região central da cidade. A praça foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo) em 13 de março de 1985, junto com o "Quarteirão Paulista". Desde sua inauguração, em 1890, a Praça XV sofreu várias modificações.
A maior mudança aconteceu no dia 20 de janeiro de 1939, quando foi inaugurada a fonte luminosa com luzes azuis, vermelhas e amarelas. O traçado dos canteiros foi completamente alterado e o coreto substituído pelo Monumento do Soldado Constitucionalista da Revolução de 1932.
Na praça das Bandeiras estão as estátuas do primeiro bispo Dom Alberto José Gonçalves e do mártir São Sebastião, além da Catedral Metropolitana de São Sebastião de Ribeirão Preto.