da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Ação aconteceu na USF Jardim Eugênio Mendes Lopes, perucas serão doadas a pacientes em tratamento contra o câncer
A ação de arrecadação de cabelos para produção de perucas que serão doadas para quem enfrenta tratamento de câncer, promovida nesta segunda-feira, dia 30 de outubro, pela Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Eugênio Mendes Lopes, em parceria com o Projeto Fábrica de Sorrisos, foi um sucesso.
No total, entre doações e cortes na unidade, a campanha arrecadou 65 mechas de cabelos, além de 4 chapéus e 7 lenços.
“A arrecadação foi excelente, acima da nossa expectativa. Essas doações irão atender diversas pessoas que passam pelo problema e as faremos mais felizes”, disse Edila Ratamal, gerente da unidade de saúde.
A ação em prol de pacientes que estão passando por tratamento, tem como voluntária a cabeleireira Maria José, integrante do Projeto Fábrica de Sorrisos, que fez a coleta dos cabelos. A arrecadação será encaminhada a um fabricante de perucas em São Paulo.
Ação teve grande adesão
A agente de saúde da unidade e uma das organizadoras da ação, Lucilene Barco, explica que o tratamento contra a doença, além de doloroso, quando tem como consequência a queda de cabelos, torna tudo ainda mais difícil.
“Precisamos pensar no próximo e essa é a nossa intenção, trazer alegria e trazer a autoestima desses pacientes de volta e as doações de perucas faz toda a diferença”, disse Lucilene.
O espírito de solidariedade começa a contagiar também quem está envolvido na campanha. A agente comunitária Juliana Cristina Dias se sensibilizou e fez sua parte. Sem pensar, cortou parte de suas madeixas para ajudar.
“Fiquei feliz em ajudar quem precisa e ainda ganhar um novo visual. Acho que é um gesto simples, mas que pode ajudar a resgatar um pouco a autoestima dessas pessoas que estão passando por esse momento delicado da vida”, comentou emocionada.