Ribeirão Preto (SP) terá o primeiro outlet da região nordeste do Estado de São Paulo a partir de 2019 com um investimento de R$ 100 milhões, segundo a Agência Brasileira de Outlets (About), responsável pela gestão do projeto e representante dos investidores.
O empreendimento, que reúne lojas de grandes marcas com descontos para roupas, acessórios e itens de cama, mesa e banho, ficará em uma área de 57,5 mil metros quadrados localizada no quilômetro 301 da Rodovia Anhanguera (SP-330), no sentido de quem segue em direção ao Triângulo Mineiro.
A expectativa é de que sejam gerados 700 empregos diretos com a inauguração das lojas, além dos postos de trabalho indiretos ligados à construção e a logística do empreendimento.
Com quatro shoppings centers em atividade e um quinto previsto para a região central, Ribeirão Preto foi escolhida devido ao seu potencial de consumo para o varejo, com um tíquete médio por compra estimado em R$ 350.
Em um raio de 200 quilômetros na região, 5,6 milhões de consumidores potenciais acumulam uma demanda anual de R$ 24,7 bilhões em compras, mas que em função da distância pouco frequentam outlets da Grande São Paulo, segundo a About, que desenvolveu seis dos 12 empreendimentos do setor existentes no país.
A vocação universitária, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a localização estratégica do município, na rota de quem vai ou volta de Minas Gerais e Goiás, também contaram na escolha, afirma o sócio fundador da agência, André Costa. A atual conjuntura econômica do país e a presença de outros centros de compra no município, de acordo com Costa, não são vistos como problemas.
Até 2019, há previsão de 22 novos outlets em todo o país, segundo a About.
"Os outlets sempre crescem na crise. Isso aconteceu nos EUA, na Europa. Sempre que tem uma crise financeira o setor que mais cresce são os outlets. A proposta do outlet é fazer com que o dinheiro que está curto renda mais", diz.
A base consolidada de shoppings, segundo ele, é vista como um fator favorável para o negócio. "São momentos de compra diferentes. O consumidor que quer a coleção nova vai continuar indo para o shopping. O consumidor que está focado em preço vai para o outlet. É um momento de compra de oportunidade."
Dos 57,5 mil metros quadrados do novo outlet em Ribeirão, serão 20 mil de área construída, dos quais 12 mil metros quadrados abrigarão 60 lojas, número que pode subir para até 120. Também está previsto um espaço de 37,5 mil metros quadrados para 1,5 mil vagas de estacionamento.
Antes do início das obras, que devem durar 12 meses, são previstos de seis a 12 meses para a aprovação dos projetos junto a diferentes órgãos como Prefeitura, Secretaria do Meio Ambiente e Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). "São processos que dependem do poder público."
Costa confirma que algumas marcas internacionais já demonstraram interesse pelo empreendimento, que também deve contar com lojas de calçados produzidos em Franca (SP).
Em um momento posterior à inauguração, a expectativa é de que conveniências como posto de combustível e estacionamento para ônibus sejam construídos próximos ao novo outlet.
Fonte:Por Rodolfo Tiengo, G1 Ribeirão e Franca