da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Equipamentos ficarão em teste durante 45 dias no poço em Bonfim Paulista
O Daerp está realizando testes com equipamentos para a automação do sistema de cloração e fluoretação da água produzida nos 109 poços em Ribeirão Preto. Os testes deverão durar 45 dias e vão servir de base para a definição do melhor modelo a ser adotado.
Os equipamentos - um controlador e analisador de flúor e cloro e do PH da água, um PLC (Controlador Lógico Programável), uma bomba dosadora com válvula de segurança - foram instalados no poço Bonfim Paulista 4. Segundo explicou o chefe da Seção de Tratamento do Daerp, João Carlos Silva Ferreira, está sendo realizado um projeto piloto para a automação do sistema.
Testes
Os equipamentos em testes no Daerp permitem o controle em tempo real das dosagens de flúor e cloro nos poços de abastecimento de água, garantindo que os níveis permaneçam sempre dentro dos limites, independente das alterações que possam vir a ocorrer durante a vasão do poço.
“O sistema recebe informações do macromedidor e mantém a dosagem do cloro e do flúor dentro dos padrões estabelecidos, sem necessidade de controle de acompanhamento”, explicou João Carlos Silva Ferreira.
O responsável pela seção de tratamento do Daerp explicou, ainda, que o sistema testado faz a análise da qualidade da água no próprio local, garantindo mais segurança no sistema de abastecimento.
A fase de testes de equipamentos deverá durar cerca de 45 dias, quando serão testados outros tipos de bombas utilizadas pelo Daerp, o comportamento do equipamento com variações do poço e qual tipo de automação será a mais adequada à autarquia.
Novas bombas
O Daerp abriu, no final de março, uma licitação para a compra de 60 novas bombas dosadoras de última geração que já poderão ser utilizadas no processo de automação.