Confira as opções de lazer e turismo para férias escolares em Ribeirão Preto

19/12/2012 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Para quem não pretende viajar durante as férias de final de ano, Ribeirão Preto possui diversas opções de lazer para a população.

A Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto investiu nos últimos anos em diversas áreas voltadas ao lazer e entretenimento na cidade. A cidade oferece opções como teatros, academias ao ar livre, museus, zoológico, parques, entre outras, para que os ribeirão-pretanos possam fazer uso nos finais de semana e feriados.

Para quem gosta da natureza, história e animais, um passeio pelo Parque Municipal do Morro de São Bento, revela características de um parque urbano, por estar localizado próximo a área central da cidade. Próximo pode-se conhecer o santuário das Sete Capelas e sua interessante história. Idealizado por monges beneditinos, abriga sete capelas, cada uma dedicada a um santo padroeiro. As capelas ficam dispostas em um semi-círculo, todas voltadas para o centro, incrustradas em uma pedreira, ficando assim, protegidas pelas rochas.

Logo na sequência, uma visita ao Bosque/Zoo Dr. Fábio Barreto, parte do complexo do Morro do São Bento, também é válida. Local que abriga mamíferos, répteis, aves, e ainda investe na educação e conscientização do Meio Ambiente de crianças e adultos, conta com cerca de 730 animais, entre macacos, leão, tigre, urso, aves de diversas espécies. Além de tranqüilidade, o lugar conta com segurança por meio de câmeras instaladas em locais estratégicos e também possui sinal de internet para aqueles que são ligados em tecnologia. O visitante também pode desfrutar do Jardim Japonês, rodeado por densa vegetação com todos os requintes do paisagismo nipônico, um cenário composto de lagos, flores, pontes, bancos, quiosques e plantas ornamentais de origem japonesa, doadas pela colônia radicada na cidade.

Os Museus formam um roteiro alternativo. O Marp - Museu de Arte de Ribeirão Preto - considerado pelo Governo do Estado um dos melhores do interior-, tem sempre em exposição exemplares da arte contemporânea. O Museu do Café, revitalizado em 2010, ganhou nova cenografia e com muito mais interatividade recebe de volta visitantes antigos. As apresentações de chorinho acontecem há 18 anos no coreto do Museu e mantêm fiéis frequentadores revigorados pela música brasileira.

Outro museu é o Histórico de Ordem Geral Plínio Travassos dos Santos, instalado há 54 anos na antiga sede da Fazenda Monte Alegre. Lá se pode ter acesso a documentos, bibliografia e variadas coleções referentes à História de Ribeirão Preto e região.

Já para quem gosta de artigos artesanais, a Feira de Arte e Artesanato, criada por lei em 1978, atende todos os finais de semana e feriados, na Praça das Bandeiras, mais conhecida como Catedral. Com participação de mais de 150 artesãos de Ribeirão Preto e região, pode-se encontrar uma variedade de produtos em cerâmica, couro, metais, vidro, bijuterias artesanais, louças, porcelana, fiação, tecelagem, flores desidratadas, arranjos em palha, vasos, tecidos, vestidos, entre outros.

Para quem prefere dar uma caminhada, aproveitar o dia ao ar livre aliando divertimento à atividade física, Ribeirão Preto também dispõe de Praças e Parques que foram totalmente revitalizados nos últimos anos. Alguns Parques contam com atividades variadas, ciclovia, academias ao ar livre, pista de caminhada, como é o caso dos Parques Maurílio Biagi, Luis Carlos Raya e Luiz Roberto Jábali (Curupira). Outra opção também são as 33 praças, em diferentes bairros da cidade, que hoje contam com academias ao ar livre.

Aos amantes da Cultura, a cidade de Ribeirão Preto é o cenário de muitas atividades. O Quarteirão Paulista, postal que arquitetonicamente nos remete às referências dos imigrantes europeus no início da formação do município, composto pelos prédios do Centro Cultural Palace, Theatro Pedro II e o edifício Meira Júnior, abriga a famosa choperia Pinguim, mais a esplanada emoldurada pela Praça XV de Novembro. Essa, com sua fonte iluminada e sonora, se apresenta como o lugar dos acontecimentos culturais. No interior do Theatro ou fora dele, manifestações de todos os estilos se somam.

Acordar cedo e passear pelos corredores do Mercado Municipal também é uma boa pedida. Famoso pela diversidade e exclusividade de alguns itens, o Mercadão é referência regional de compras. Nele é possível encontrar alimentos, calçados, ferramentas, sementes, artesanatos, entre outras utilidades.

Serviço:

Morro do São Bento
Rua Liberdade, s/n - Campos Elíseos

Sete Capelas
Praça Alto de São Bento, s/n 
Telefone informações: 3632-1151
Ribeirão Preto - São Paulo

Bosque/Zoo Dr. Fábio Barreto
Rua Liberdade, s/nº
Telefone informações: 3636-2545/3636-2283
Horário de funcionamento: das 9h às 17h

Museu do Café
End: Av. do Café, s/nº - Campus da USP
Tel: 3633-1986
Horário de visitação: terça a sexta: 9h às 16h30 / sábado: 12h30 às 16h30 e domingo: 9h às 16h30

Museu Histórico de Ordem Geral Plínio Travassos dos Santos
End: Campus da USP
Tel: 3633-1986
Horário de visitação: terça a sexta: 9h às 16h30 /sábado: 12h30 às 16h30 e domingo: 9h às 16h30

Feira de Arte e Artesanato 
End: Praça das Bandeiras (Catedral)
Horário de funcionamento: sexta, sábado e domingo das 9h às 19h

Parque Luiz Roberto Jábali
End: Av. Costábile Romano, 337
Telefone: 3931-4448
O parque conta com cachoeiras, lagos artificiais, equipamentos para ginástica, ciclovia, lanchonete, internet e segurança.
Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 6h às 21h

Parque Luis Carlos Raya
End: Av. Wladimir Meirelles Ferreira, s/n
Também conhecido como Jardim Botânico, oferece pista de caminhada, bicicletário, playground, aulas gratuitas de Tai chi Chuan, internet, equipamentos para ginástica e segurança.
Horário de funcionamento: Segunda a domingo das 6h às 21h

Parque Maurílio Biagi
End: Ao lado da Câmara Municipal
Ampla área verde, conta com equipamentos para ginástica, parque infantil, pista de skate, quadra de esportes, lanchonete, internet e segurança.
Horário de funcionamento: das 6h às 21h

Theatro Pedro II
Rua: Álvares Cabral, 370
Visitas agendadas pelo telefone 3977-8111

Teatro Municipal
Praça Alto do São Bento s/nº
Tel: 3625-6841

Mercado Municipal
Rua São Sebastião,130 - Centro 
Horário de funcionamento: neste feriado abrirá apenas no sábado, das 7h às 16h

Compartilhe no Whatsapp