da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Tricampeã do Ranking Nacional de Estrada, pela primeira vez equipe ribeirão-pretana participou de três provas Internacionais em um período de dois meses
Em janeiro, como recompensa pelo título nacional, Ribeirão Preto foi convidada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) para representar o país na Volta de San Juan, na Argentina, contra as principais forças do esporte em todo o mundo.
Entre os dias 18 e 25 de fevereiro, a Equipe de Ribeirão Preto competiu na 42ª Volta de Mendoza, também na Argentina. Desta vez, a São Francisco Saúde/Klabin/Secretaria Municipal de Esportes faturou uma vitória, na 6ª etapa. Na classificação geral individual conquistou a 16ª colocação, além do vice-campeonato na classificação individual no sub-23.
Por fim, entre os dias 23 de março e 1° de abril, o plantel ribeirão-pretano encarou a 75ª Volta do Uruguai, uma das mais tradicionais provas do continente. Foram duas vitórias em 12 etapas. Na 3ª etapa com dobradinha de Ribeirão Preto inclusive. Na 6ª etapa, Rafael Andriato levou a melhor em um Sprint final de arrepiar.
Ao todo foram seis pódios conquistados, dentre muitos outros resultados importantes como a terceira colocação geral de Meta Montanha, 7º lugar no ranking geral da categoria sub-23 e 12° e 14° na classificação individual geral. Ribeirão Preto encerrou a competição como vice-campeã por equipes na classificação geral.
Seleção brasileira
Rafael Andriato, Cristian Egídio, Rodrigo do Nascimento e Rodrigo Melo foram chamados para compor o plantel da seleção no Campeonato Pan-Americano, que contou ainda com Marcelo Donnabella no comando técnico do Brasil. Cristian foi o 10° colocado no contrarrelógio individual e Rodrigo do Nascimento ficou em 12º, enquanto Rafael Andriato se destacou na prova de estrada com a oitava colocação. Rodrigo Melo foi o 17°.