da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Parceria foi selada neste sábado, dia 16 de junho, durante Feira de Sustentabilidade; objetivo é transformar a cidade em centro de educação
O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, assinou na manhã deste sábado, 16 de junho, durante a Feira de Sustentabilidade, em frente ao restaurante Mac Donald’s da avenida Maurílio Biagi, o acordo de cooperação, que sela a parceria do McDonald’s, a Prefeitura Municipal e o Projeto CataSonho.
A parceria tem como objetivo transformar a cidade em um dos centros de disseminação de educação para o desenvolvimento sustentável e contempla a implantação do projeto piloto de Captação de Resíduos em parceria com a ONG CataSonho, que contribuirá para a geração de renda para a comunidade a partir dos resíduos coletados nos restaurantes da rede na região.
O projeto pretende, além de incluir catadores no mercado de trabalho, transformá-los em agentes ambientais capacitados para orientar a população sobre a destinação final dos resíduos sólidos.
Após a assinatura, Duarte Nogueira agradeceu o emprenho dos diversos órgãos da Prefeitura que colaboraram para a feira de sustentabilidade acontecer, os parceiros e disse que encontro como esse é fundamental para formar multiplicadores em responsabilidade social.
“Nós buscamos, durante todo esse mandato, além de consertar e colocar a casa em ordem, mudar o nosso comportamento. Não adianta mudarmos as pessoas se o comportamento não vier ao encontro daquilo que são as boas práticas, convivência com nossos recursos naturais, com a sustentabilidade. Portanto, caminhar para a reciclagem, para a redução e separação de lixo e com isso, a oportunidade de gerar elementos sociais junto com o Projeto CataSonho, abrindo oportunidades para a geração de emprego e renda”.
O chefe do Executivo ressaltou ainda que Ribeirão Preto caminha para se transformar em uma cidade exemplo na questão da sustentabilidade.
”Nós queremos ser a vitrine de um município que é feliz, organizado, que funciona, onde as pessoas são respeitadas e têm oportunidades, principalmente as crianças e os mais jovens. Gerar oportunidades aos mais jovens é ter a certeza que a cidade terá um futuro melhor. Portanto, parabéns à todos os parceiros”, disse Duarte Nogueira ao afirmar que o encontro servirá como estímulo para contagiar a todos para fazer mais, com menos e melhor.
“Estamos fascinados com o que vemos hoje aqui em Ribeirão Preto. A feira é para todos, ela mistura diversão, educação, para que possamos seguir olhando o mundo de uma maneira um pouco diferente, com destinação correta de resíduos e nossas lojas terão sempre um processo de educação nesse sentido, e também trabalhar com a Prefeitura local, como estamos desenvolvendo aqui”, disse Leonardo Lima, diretor de sustentabilidade e inovação da Arcos Dourados (Mac Donald’s).
Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto e secretária da Educação de Ribeirão Preto Luciana Rodrigues, é importante a valorização do Projeto CataSonho que dissemina o resgate da cidadania. Ela também comentou o trabalho de educação que está sendo desenvolvido com as crianças da rede pública de ensino.
“É com muita satisfação que compomos esse grupo que fala de sustentabilidade. Temos o CataSonho que está crescendo, dando frutos. Além disso, estamos fazendo um trabalho muito importante de conscientização em nossas crianças, para que tenhamos um futuro melhor, de responsabilidade sobre a nossa cidade, nosso estado e nosso país. Como sempre diz o prefeito Duarte Nogueira, a gente começa em casa, para construirmos um país diferente e hoje Ribeirão firma essa parceria, e nos comprometemos a dar continuidade nesse trabalho”, disse
Feira de Sustentabilidade
Realizada com apoio da prefeitura de Ribeirão Preto, a Feira da Sustentabilidade teve diversas atrações. A participação da Banda da escola Alfeu Gasparini, da banda Sax in the Beats, dupla de jazz que tem espetáculo com encenação, comédia e interação com o público e apresentação dos icônicos personagens Mônica e Cebolinha, da Turma da Mônica.
O foco do evento é disseminar conhecimento sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. As instalações do evento foram preenchidos com estandes para gerar o debate sobre o tema, como também diversas ações em parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e as marcas AES Tietê, Tetra Pak, Cargill, ONG Aldeias Infantis.
As secretarias municipais da Educação, Saúde, Assistência Social e Cultura, disponibilizaram estandes educativos para os visitantes.
Houve também ação especial de troca de óleo de cozinha: dois litros de óleo vegetal usado valem um litro de óleo novo, para incentivar voas práticas em sustentabilidade.