da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Entre as atividades, oficinas artísticas e palestras serão oferecidas a mulheres e adolescentes
A campanha “Semana Paz em Casa”, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, começou no último dia 20 e vai até dia 24 deste mês em várias cidades do estado de São Paulo.
Além de coordenar ações que priorizem o julgamento de processos relacionados à violência doméstica, o objetivo do evento também é incentivar o reforço da articulação da rede protetiva e a realização de eventos.
Em Ribeirão Preto, a artista visual Elaine Cristina de Almeida ministra oficinas no Núcleo de Atendimento Especializado à Mulher, órgão ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social de Ribeirão Preto, localizado na rua João Arcadepani Filho, 400, Nova Ribeirânia.
Denominadas “Arte na Lata” as oficinas reúnem mulheres e adolescentes que, por meio de suas vivências, podem aprender e se fortalecer a partir da reflexão sobre o tema, ao mesmo tempo que se envolvem em trabalhos artísticos.
A artista também apresenta o projeto “Na Lata”, uma exposição que mistura técnicas artísticas. “A intenção é convidar a todos para uma reflexão sobre temas como violência contra mulher, racismo, homofobia, gordofobia, entre outras discriminações e preconceitos”, afirma Elaine.
A exposição vai até o dia 25 de agosto, no primeiro andar do Fórum Estadual de Ribeirão Preto, localizado na rua Alice Além Saad, 1001, Nova Ribeirânia.
Outra atividade desenvolvida pela “Semana Paz em Casa” é a visita de alunos do “Projeto gerar Prevenção”, da ONG Mãos Estendidas ao Fórum. Eles serão recebidos por Carolina Moreira Gama, juíza auxiliar responsável pelo Anexo da Violência Doméstica e coordenadora da campanha em Ribeirão Preto.
Também estão sendo realizadas palestras preventivas ministradas por profissionais do Anexo na rede de ensino.