da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Sessão contou com a participação de engenheiros, biólogos, estudantes e monitores da exposição realizada no Novo Shopping
Promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com o Novo Shopping, a Ação de Educação Ambiental "Cerrado: Conhecer para Conservar” ofereceu a exibição de encerramento do Cinecerrado, na última semana, no dia 31 de outubro. A sessão contou com a participação de engenheiros ambientais, biólogos, estudantes das áreas de engenharia, biologia e veterinária, a chefe da Divisão de Planejamento e Educação Ambiental, Dalila C. L. Marsola, e os monitores da exposição.
Após a exibição, foi feito um debate com os organizadores apontando a realização dos objetivos da ação de Educação Ambiental.
A exposição contou com a participação de 190 alunos dos 7° anos da rede municipal das escolas Emef Prof.ª Eponina de Britto Rosseto, Emef Prof.ª Dercy Célia Seixas Ferrari, Emef Prof. Anísio Teixeira e Emef Prof.ª Maria Ignez Lopes Rossi, que possuíam no conteúdo pedagógico a matéria de biomas. Também participaram escolas que não estavam agendadas, como o Colégio Ceduc, de Pirassununga, uma escola infantil de Serrana e outra de Ensino Fundamental de Arceburgo/MG.
Foram doadas 150 mudas de espécies do cerrado e transição com Mata Atlântica. Essas árvores serão plantadas em diversos municípios do estado e também de Minas Gerais. Foram distribuídos cerca de 1.800 panfletos com informações sobre o cerrado, legislação ambiental municipal e recomendações para o plantio e manutenção de árvores.
A Ação Ambiental foi realizada no espaço de exposição do Novo Shopping e atendia todos os públicos, desde crianças a idosos que se identificam com o tema. Ela contava com quatro televisores que passavam imagens e informações sobre fauna, flora, cultura e ameaças ao bioma; uma televisão 4k onde era exibido o Cine-Cerrado, vídeos curtos de três a seis minutos sobre diversos aspectos do cerrado e também o documentário da sessão especial de encerramento.
A exposição contou com a dinâmica "que bicho é esse?" reproduzindo os sons emitidos pelos animais em uma caixa de som e as pessoas tentavam identificar quais eram os animais. Outra ferramenta interativa era uma televisão que transmitia os cantos de diversas espécies de pássaros do cerrado e o participante podia ouvir as vocalizações dos mesmos em fones de ouvido.
As escolas agendadas receberam lanches e transportes oferecidos pelo Novo Shopping em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.