Plano prevê fixação de diretrizes e ações que garantam a qualidade no abastecimento da população
Fotos: Divulgação
Concluído no final do ano passado pela equipe técnica do Daerp, o Plano de Segurança da Água começa agora a ser implantado, com a padronização de procedimentos operacionais e nas ações de controle de todo o processo de produção e distribuição de água, o que assegura a qualidade no abastecimento da população.
Segundo o diretor Técnico do Daerp, Lineu Andrade de Almeida, o plano é uma determinação do Ministério da Saúde, por meio da portaria 2.914/2011, consolidada pela portaria nº 05/2017, que obriga as empresas e autarquias a implantarem o plano. A portaria do Ministério da Saúde estabelece que compete ao responsável pelo sistema de abastecimento de água para consumo humano, no caso de Ribeirão Preto, o Daerp, manter avaliação sistemática do sistema sob a perspectiva dos riscos à saúde.
No plano, elaborado pelos engenheiros e técnicos do Daerp, foram determinadas todas as análises de perigos e pontos críticos de controle. O plano estabelece todas as barreiras que precisam ser implantadas em todas as fases do sistema desde a segurança do manancial, tratamento, reservação, distribuição até o consumo, e as medidas a serem adotadas em caso de contaminação em qualquer uma destas fases.
O plano levou em consideração o sistema atual de abastecimento e as modificações que serão implantadas pelo Programa de Gestão, Controle e Redução de Perdas de Água e Eficiência Energética que estão em implantação pelo Daerp desde 2018 e que mudarão completamente o conceito de abastecimento realizado na cidade.
Dentro destas características do sistema foram estabelecidas as prioridades de riscos, levando-se em consideração a frequência e gravidade das ocorrências, que vão de baixas até muito altas. No caso do sistema de abastecimento de Ribeirão Preto, todas as possíveis ocorrências se encontram em níveis baixo e médio.
Implantação do Plano
O setor de engenharia iniciou um processo de palestras e treinamentos de todos os setores operacionais envolvidos na produção, distribuição e controle da qualidade da água. Já foram realizadas palestras com os servidores do laboratório e agora estão se iniciando as palestras e treinamentos com os servidores do setor de operações.
Nestes encontros, os servidores tomam conhecimento de como funciona e como foi elaborado o Plano de Segurança da Água do Daerp e as características do sistema de abastecimento de Ribeirão Preto.
Este trabalho será realizado com todos os servidores dos setores operacionais envolvidos na produção e distribuição de água. Além do treinamento, cada setor receberá uma cópia do plano e fichas com as normas e diretrizes a serem seguidas por eles em cada etapa do abastecimento.
Lineu Andrade de Almeida diz que estas diretrizes precisam ser conhecidas e seguidas à risca por cada setor. “Estamos fazendo uma padronização de normas e diretrizes para serem seguidas pelos funcionários e que irão garantir a qualidade do abastecimento”, afirma. O diretor acredita que até o final deste ano o plano deverá estar totalmente implantado.