População deve respeitar regras de distanciamento social

2/6/2020 - Ribeirão Preto - SP

 

Retomada consciente das atividades econômicas requer atenção redobrada com os protocolos sanitários

Fotos: Alexandre de Azevedo

 

“A responsabilidade é coletiva, os fiscais somos todos nós. Se não houver respeito aos protocolos sanitários do último decreto, não hesitaremos em retroceder às restrições da fase um, pois o compromisso de todos nós é com a vida da população de Ribeirão Preto”.


Esta foi a mensagem do prefeito Duarte Nogueira ao transmitir à população os dados do boletim epidemiológico desta segunda-feira, 1º de junho, quando teve início o processo de retomada consciente de atividades econômicas na cidade.


Até a presente data, foram registrados 1.217 casos positivos de COVID-19 em Ribeirão (67 nas últimas 24 horas) e 27 óbitos, o que representa uma taxa de letalidade de 2,2% e índice de 3,84 mortes para cada 100 mil habitantes.


A taxa de ocupação de leitos de UTI destinados ao tratamento da doença é de 46,3% (dos 121 disponíveis, 56 estão ocupados), e de leitos de enfermaria, de 32,8% (dos 179 disponíveis, 59 estão ocupados).


Outro dado importante diz respeito aos testes realizados pela iniciativa Supera Ação. Entre os dias 18 de abril e 31 de maio, foram feitos 2.743 testes na cidade, dos quais 26,89% resultaram positivo e 71,67% negativo.


Devido ao grande número de pessoas nas ruas da cidade na manhã e tarde desta segunda-feira, Nogueira enfatizou a manutenção das regras de quarentena e destacou a importância da conscientização coletiva. “Quero mais uma vez deixar muito claro, enfatizar com extrema clareza: nós não saímos da quarentena, o isolamento social deve permanecer. Houve uma liberação parcial para que a nossa economia, os empregos e a renda das pessoas voltasse a se fortalecer, mas se continuar todo mundo na rua, como aconteceu hoje, nós provavelmente vamos ter que retroceder e voltar com as restrições”.


A retomada das atividades valerá pela próxima quinzena, até o dia 14 de junho, período em que a cidade precisará manter baixos os índices de contaminação, ocupação de UTI e óbitos por COVID-19, para que não retroceda nas medidas de isolamento e ainda avance de fase, o que permitirá a retomada gradual de outras atividades.


O prefeito também informou ter participado na manhã desta segunda-feira de reunião com o Comitê Municipalista, juntamente com prefeitos de outras 16 cidades paulistas, para avaliação do primeiro dia de retomada. Os dados das regiões serão analisados pelo governo estadual e os resultados serão comunicados na quarta-feira à imprensa e à população.


“Para que nossa cidade evolua na escala, é importante que a população tenha consciência de manter distanciamento de dois metros, fazer uso de máscara e sair de casa apenas quando necessário”, disse o prefeito. 


Ainda segundo Nogueira, a Guarda Civil Metropolitana e a Polícia Militar acompanharam esse primeiro dia de retomada econômica consciente e, apesar do grande número de pessoas nas ruas, a maioria estava com máscara. O comércio obedeceu os horários de funcionamento e as restrições de quantidade de pessoas, porém com filas na parte externa de alguns estabelecimentos.


Ao final do dia, o balanço da GCM foi de duas ocorrências por descumprimento das regras do decreto, enquanto a Fiscalização Geral vistoriou 36 estabelecimentos e notificou cinco por descumprimento.

 


 
Dia nacional da Imprensa
Comemorado neste dia 1º de junho, o Dia Nacional da Imprensa foi lembrado pelo prefeito Duarte Nogueira, que enalteceu a importância do trabalho jornalístico profissional, reconhecido pela maioria da população brasileira como fonte segura de informação. 


“Mais do que nunca, estamos vivendo um momento em que as notícias confiáveis são mais que vitais para a população. Gostaria de deixar registrado, aos profissionais da imprensa, nosso reconhecimento por cumprirem seu propósito de trazer a veracidade dos fatos”, finalizou.

 

Compartilhe no Whatsapp