Daerp realiza teste para leitura e impressão simultânea da conta de água

20/7/2020 - Ribeirão Preto - SP

Investimento para a implantação do novo sistema é de R$ 1,03 milhão; contrato terá duração de dois anos

Fotos: Divulgação

 

O setor de Leitura do Daerp está realizando os testes com o novo sistema de leitura e impressão simultânea das contas de água. Esta é a última fase da licitação para a contratação do novo sistema. A previsão é que os testes de implantação definitiva tenham início em cerca de 30 dias. 


De acordo com João Francisco Mariotti, chefe da Divisão de Leitura, os testes estão sendo realizados com a impressora que será utilizada. O teste irá até a próxima segunda-feira, dia 21, e faz parte da última etapa do processo licitatório, onde está sendo analisado o equipamento oferecido pela Boreal Brasil Tecnologia Ltda., que apresentou o melhor preço, com custo de R$ 1.038.998,80 por um contrato de 24 meses. Aprovado o equipamento, a licitação será homologada. A empresa vencedora fornecerá os equipamentos por locação e as bobinas de papel, com a configuração da conta do Daerp. 


Nesta fase, está sendo testada a qualidade da impressão, resistência do equipamento e a sua compatibilidade com o sistema utilizado pelo Daerp. O equipamento já foi aprovado pelos técnicos da Coderp e do Daerp e está na fase de teste em campo, onde estão sendo simuladas rotas de leitura e o desempenho do equipamento pelos leituristas.


“Estamos otimistas com os testes e acreditamos que, em 30 dias, deveremos iniciar em definitivo para a implantação do novo sistema”, explicou Mariotti. 

 

 

Novo sistema
O novo sistema de leitura e impressão simultânea da conta em implantação permitirá que os leituristas já imprimam e entreguem a conta ao usuário. Pelo sistema atual, os boletos são entregues posteriormente. 


A impressão simultânea irá utilizar o sistema de leitura hoje existente no Daerp, onde é feita a leitura e inserido no sistema GSAN (Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento) já utilizado pela autarquia. Este sistema, inclusive, permite o acompanhamento de todas as leituras online inseridas através de um aplicativo no celular.

 


“Esta medida vai agilizar tanto o trabalho de leitura e entrega, como também dará mais segurança ao usuário que recebe sua conta no momento da leitura”, afirma Mariotti. 


De acordo com o cronograma de implantação, os testes serão realizados com a impressão saindo no layout da conta e a definição das novas rotas de atuação dos servidores. Até o início de outubro já deverá ter início um projeto piloto com a implantação do sistema em uma região da cidade. A implantação será feita gradativamente por setores, até atingir as 204 mil ligações de água existentes hoje no município. 


Para o diretor Financeiro e Comercial do Daerp, Marcus Vinicius Berzoti, a implantação deste novo sistema é uma grande evolução para o Daerp e faz parte de um processo de modernização da autarquia que teve início com a implantação do GSAN, em janeiro de 2019, que permite uma série de melhorias no atendimento e agilização dos processos, bem como colocação do nome do usuário na conta. “É mais uma etapa importante na modernização do atendimento ao nosso usuário”, completou.

 

Compartilhe no Whatsapp