Financiamento de políticas públicas será desafio pós-pandemia

27/7/2020 - Ribeirão Preto - SP

Brasil deve se preparar com planejamento fiscal para superar crise provocada pela COVID-19

Fotos: Alexandre de Azevedo

 

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, participou na tarde desta segunda-feira, 27 de julho, de seminário on-line promovido pelo instituto IDP sobre os desafios econômicos e fiscais brasileiros no cenário pós-pandemia. O palestrante do evento foi o ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, que comentou sobre o financiamento de políticas públicas após a crise instaurada pela COVID-19.

 

“O Brasil está numa situação econômico-fiscal delicada, que exige uma reposta do governo federal para colocar o país de volta nos trilhos da responsabilidade fiscal”, apontou o economista.

 

Ainda segundo Fraga, o déficit brasileiro estimado para esse ano gira em torno de 12% do PIB (Produto Interno Bruto), o que torna urgente a apresentação de um plano de ações para 2021.

 

 

Para o prefeito Duarte Nogueira, o momento requer responsabilidade fiscal e habilidade política para conduzir reformas estruturantes em nível nacional.

 

“É necessário traçar diretrizes claras e que objetivem fortalecer a economia brasileira, para o que país possa oferecer segurança social à população”, disse o chefe do Executivo.

 

Responsabilidade fiscal também foi o caminho apontado pelo jornalista Carlos Alberto Sardenberg, comentarista do evento. “Para restabelecer a ideia de responsabilidade fiscal, que se aplica em várias medidas possíveis, o mais importante é ter o espírito político para isso”.

 

Compartilhe no Whatsapp