PIC arrecada mais de mil produtos de higiene e limpeza

10/8/2020 - Ribeirão Preto - SP

Parceria das secretarias de Esportes e Cultura ajudará entidades assistenciais que cuidam de idosos em Ribeirão Preto

Fotos: Divulgação

 

No último sábado, dia 8 de agosto, o PIC (Programa de Integração Comunitária), da Secretaria de Esportes de Ribeirão Preto, realizou uma ação solidária que arrecadou mais de mil produtos de higiene e limpeza. Os itens serão destinados a entidades assistenciais que cuidam de idosos em Ribeirão Preto.


A arrecadação ocorreu em frente ao Teatro Municipal, em parceria com a Secretaria da Cultura. Todos os integrantes do PIC e funcionários da Cultura receberam orientações para manter a saúde preventiva e a segurança, como a utilização de máscaras, higienização constante das mãos e dos materiais com álcool, além de manter o distanciamento social seguro.


Foram arrecadados mais de mil itens de higiene e limpeza, como água sanitária, detergente, sabonete, álcool, desinfetante, creme dental, entre outros, que serão destinados às entidades beneficentes Casa do Vovô, Casa do Vovô Albano, Lar Santa Rita de Cássia, Lar dos Velhos, Ombro Amigo e Lar do Jovem Idoso Tio João.


“Todos estão de parabéns por ajudar em mais uma campanha, nossa terceira deste ano. Como acontece em todas as campanhas que realizamos, nossa arrecadação ajudará muitas instituições beneficentes de Ribeirão Preto”, disse Paulo Picolo, responsável pelo PIC.


As doações foram realizadas no formato de drive-thru, para que a população não precisasse sair do veículo, a fim de evitar aglomerações e garantir o cumprimento das medidas de segurança, seguindo as orientações dos órgãos de saúde.

 

 

PIC
Implantado após um estudo de doutorado feito com idosos da Vila Tibério, o PIC conta hoje com cerca de dois mil participantes na faixa etária acima dos 40 anos, divididos em 58 núcleos. Suas atividades são realizadas em praças, centros comunitários, escolas e igrejas. O programa também realiza festas de confraternização, passeios em grupos, reuniões mensais com os representantes e professores.


A intenção do trabalho do PIC é promover a saúde integral da população, antes que a doença apareça ou no caso das moléstias crônicas típicas da 3ª idade, antes que elas provoquem sequelas agravantes, como as ocorridas na hipertensão, diabetes, dislipidemias, degenerações e até mesmo a depressão, comum em muitos idosos. As aulas acontecem de segundas as sextas-feiras, sempre ministradas por professores de educação física, onde cada professor é responsável por dois núcleos.


Entre os participantes, muitos são selecionados para treinar e representar a cidade de Ribeirão Preto nos Jogos Regionais do Idoso (Jori), pelos quais são octacampeões e somam 15 títulos gerais em 22 edições dos Jori. Também participam dos Jogos Abertos do Idoso (JAI). No final do ano é realizada a OlimPIC para os atletas desses grupos, fazendo uma grande confraternização entre eles.


O programa realiza ações sociais, ajudando as comunidades mais necessitadas, com doações de fraudas, roupas, remédios e alimentos. O PIC realiza também uma campanha de doação de sangue uma vez por ano.
 

Compartilhe no Whatsapp