Lives em comemoração ao mês do professor serão voltadas para a educação infantil

18/10/2021 - Ribeirão Preto - SP

Professoras Flávia Maria de Campos Vivaldi e Ana Maria Mello estão entre as palestrantes

 

A Secretaria Municipal da Educação realiza, desde o início do mês, uma programação especial voltada ao Dia do Professor. São lives diárias, durante todo o mês, com palestrantes que levarão conhecimento para todos os participantes. Na próxima semana, do dia 18 ao dia 22, as palestras serão voltadas para a educação infantil, com transmissão pelo canal do YouTube Escolas Municipais de Ribeirão Preto.  

 

“Os assuntos discutidos foram muito bem planejados. Na semana passada, discutimos o estatuto da Criança e do Adolescente, direitos humanos e igualdade racial, combate ao abuso e exploração sexual infantil, combate ao trabalho infantil. As próximas semanas serão para a educação infantil, como habilidades socioemocionais, direitos de aprendizagens das crianças, escola hospitaleira, educação científica, ética e competência, e muitos outros temas”, pontuou o secretário da Educação, Felipe Elias Miguel.

 

Serviço: Mês do Professor – Secretaria Municipal da Educação

Data: 04/10 até 29/10

Onde: YouTube Escolas Municipais de Ribeirão Preto e Escola na TV

Programação: https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/pdf/educacao52202109.pdf

 

Programação semana 18/10 – 22/10

 

18/10 - 17h30

Tema: Habilidades sociomorais e os desafios do contexto

 

Profª Flávia Maria de Campos Vivaldi (Unicamp)

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP; Mestre em Psicologia Educacional pela UNICAMP. Especialista em Relações interpessoais e desenvolvimento da autonomia moral na escola.

 

19/10 - 17h30

Tema: Ensino Fundamental/EJA

 

Prof.ª Jarina Rodrigues Fernandes (UFSCAR)

Mestre (2005) e Doutora (2012) em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, instituição em que cursou a graduação em Pedagogia (1997) e Curso de Especialização em Tecnologias interativas aplicadas à Educação (1998). Professora adjunta no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (2013) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

 

20/10 - 16h

Tema: Abordagens pedagógicas: a Educação Infantil que emancipa as crianças

 

Prof.ª Ana Maria A. Mello (USP)

Doutora em psicologia (USP), trabalha em creches e pré-escola desde 1979, tendo sido diretora de creche desde 1983. Dirigiu creche da rede Municipal em São Paulo e participou da fundação e construção do projeto da Creche Carochinha-Coseas/USP. É membro fundadora do CINDEDI - Centro de Investigação, Desenvolvimento e Educação Infantil FFCL-USP/RP. Foi supervisora das Creches da Coseas USP Interior.

 

21/10 - 17h30

Tema: Escuta as crianças e as relações étnico-raciais na Educação Infantil

 

Profª Juliane Olivia dos Anjos (USP)

Doutoranda em Educação na linha da Educação e Ciências Humanas: desigualdades e diferenças na Faculdade de Educação da USP. Mestra em Educação pela mesma instituição com a pesquisa: As joias de Oxum: as crianças na herança ancestral afro-brasileira" (2016).

 

22/10 - 15h30

Tema: Direitos de aprendizagens das crianças

 

Drª Elieuza Aparecida de Lima (Unesp)

Doutora em Educação (UNESP/ 2005). Atualmente, exerce atividades de docência, pesquisa, extensão e gestão na Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília (SP). É membro líder do "Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Especificidades da Docência na Educação Infantil" – GEPEDEI.

 

Dr.ª Amanda Valiengo (UFSJ)

Doutora em Educação, com estágio em Portugal (UNESP/2012). Pós-doutora pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018). Atualmente, é professora Adjunta da Universidade Federal de São João Del Rei, MG, no Departamento de Ciências da Educação e no Mestrado em Educação. É pesquisadora na área de Educação Infantil, brincadeira e leitura para a infância. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa CRIA - Centro de respeito às infâncias e suas aprendizagens.

Compartilhe no Whatsapp