da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
O secretário municipal da Cultura, Alessandro Maraca; a diretora do Departamento de Atividades Culturais da Secretaria da Cultura, Simara Sgobbi Cauchick, e vários representantes das escolas de samba de Ribeirão Preto e Bonfim Paulista e das entidades carnavalescas da cidade reuniram-se esta semana no auditório da Casa da Cultura para discutirem ideias e sugestões visando aprimorar o Carnaval de Rua de Ribeirão Preto.
Durante a reunião, um dos pontos mais discutidos foi quanto à necessidade de as escolas buscarem mecanismos para que possam ter mais independência financeira, por exemplo, informando-se melhor sobre ProAC e Lei Rouanet e fazendo uso dessas opções de incentivo cultural.
“É preciso deixar muito claro que a Prefeitura vai continuar fazendo o papel dela, que é o de ajudar, com ou sem ProAC ou leis de incentivo. Mesmo que as escolas consigam ter mais independência, não deixaremos de ter o compromisso que temos com vocês”, ressaltou o secretário da Cultura, Alessandro Maraca.
Um estudo sobre um local próprio para abrigar o desfile das escolas de samba e outros projetos da Secretaria da Cultura, criar mecanismos de capacitação para os integrantes das escolas, discussão sobre o regulamento do carnaval e áreas em comodato para algumas escolas que ainda não possuem sede, foram alguns dos assuntos tratados.
Para que esses assuntos sejam melhor debatidos, ficou decidida a criação de três Grupos de Trabalho (GT), de regulamento, de capacitação, e do estudo de local próprio para o desfile. A sugestão foi que as entidades dirigentes, junto com as escolas de samba, fizessem a composição desses grupos e encaminhassem para a Secretaria, até o dia 25 de fevereiro, para que tenham início as reuniões de trabalho.
Ainda durante o encontro, foi sugerida a realização de uma ‘Conferência do Samba’, com a participação de renomados profissionais do país da área carnavalesca, como uma das ações para promover a discussão sobre o carnaval no município.
“Acho que a reunião foi muito positiva e, se a gente conseguir avançar no debate desses três Grupos de Trabalho, já estaremos dando um passo muito importante para um carnaval ainda melhor em Ribeirão Preto e acredito que estão todos dispostos a dialogar, avançar e a evoluir”, finaliza Maraca.