da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Estudantes de mestrado e doutorado em Enfermagem Psiquiátrica da Universidade do Estado de São Paulo, USP, estiveram no Palácio nesta quinta-feira, 28, para parabenizar a iniciativa da Prefeitura em elaborar projeto de combate às drogas.
Jéssica Adriele Teixeira Santos e Elton Brás Camargo Júnior foram recebidos e elogiaram o trabalho da prefeita Dárcy Vera. “Esta ação voltada também à prevenção é de grande importância para a população tanto para saúde como para o âmbito social”, disseram.
Em viagem a Brasília no início de fevereiro, a prefeita de Ribeirão Preto conheceu detalhes sobre o programa do Governo Federal – “Crack: é possível vencer”, que tem a finalidade de firmar parceria e construção de uma rede com parceiros comprometidos com a causa em busca de soluções emergenciais nos municípios.
Governo Municipal, entidades assistenciais e clínicas de recuperação já discutiram a questão e a forma de captação de recursos junto ao Governo Federal para o combate às drogas.
O programa, que apresenta ações e serviços disponibilizados aos Estados e Municípios e Organizações Não-Governamentais (ONGs) para o enfrentamento ao crack, visa trabalhar a sociedade em três eixos, sendo eles: prevenção, cuidado e segurança, os três principais focos. No total, estão previstos R$ 4 bilhões em recursos Federais até 2014, que serão investidos em todo o país em ações de orientação da população, capacitação de profissionais, aumento da oferta de tratamento e atenção aos usuários, além do enfrentamento ao tráfico de drogas.