da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, recebeu na manhã desta segunda-feira, dia 4, a coordenadora de Projetos da Prefeitura de Fernandópolis, município situado ao Noroeste do Estado de São Paulo, Ilair Tosta. O objetivo foi conhecer os projetos desenvolvidos na área da Saúde e Assistência Social. O encontro aconteceu no Palácio do Rio Branco, no gabinete da prefeita.
Na oportunidade, a prefeita apresentou os projetos do “Dr. Móvel”, “Vila Dignidade” e a Coordenadoria Técnica de Proteção Especial ao Idoso e solicitou uma equipe para acompanhar a representante de Fernandópolis até os locais onde estão instalados e funcionando os projetos.
Para a prefeita Dárcy Vera, essas visitas são relevantes devido a importância da troca de experiências entre municípios para implantação de projetos que atendam a população.
Sobre o Doutor Móvel - O projeto da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto visa levar serviços de saúde às populações residentes em regiões distantes das UBS - Unidades Básicas de Saúde. São disponibilizados exames de espirometria (que detecta a capacidade pulmonar), aplicação de audit (questionário aplicado com a finalidade de detectar propensão ao alcoolismo), aferição de pressão arterial, glicemia, prevenção à saúde bucal, hipertensão arterial, dentre outros.
O ônibus do “Dr. Móvel”, doado pela Transurb e adaptado pela empresa Rontan, de Tatuí, é totalmente adaptado para atendimento médico, enfermagem, agente comunitário de saúde e ações de promoção, prevenção em saúde nas várias áreas programáticas. Conta com três salas, uma fixa e duas reversíveis. A sala fixa é destinada ao atendimento de ginecologia e obstetrícia, podendo realizar exames de Papanicolau. Já as outras duas salas podem ser usadas para clínica médica ou pediatria e outra para procedimentos de enfermagem.
Vila Dignidade - Inaugurada em fevereiro de 2012, a “Vila Dignidade” é composta por 18 casas que abrigam idosos com mais de 60 anos, que se enquadraram nos critérios do programa. Possui área de convívio social para atividades recreativas, físicas e culturais, com Programa de Integração Comunitária, cursos de artesanato, entre outras. Possui acessibilidade nas áreas comuns do condomínio para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto aos moradores.
Coordenadoria Técnica de Proteção Especial ao Idoso - Oferece serviço de apoio, orientação e acompanhamento a idosos, vítimas de algum tipo de violência ou que tiveram seus direitos violados. Este trabalho é realizado por equipe interdisciplinar composta por assistente social, psicólogo e outros. É um espaço de atenção interssetorial, vinculado diretamente ao Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Delegacia do Idoso, em estreita parceria com as secretarias municipais da Saúde, Planejamento, Educação e demais políticas públicas e organizações não governamentais, direcionado para atender e qualificar a vida dos idosos que estejam em situação de ameaça ou violação de direitos.