da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Uma ação de cultura ampla e eclética que substitua a Virada Cultural, identifique-se com a história da cidade, que em 1897 inaugurou o Theatro Carlos Gomes e em 1930 o Pedro II, e mais que isso, seja elaborada de forma interativa, reunindo movimentos de cultura, representantes do Governo Municipal e Conselho Municipal de Cultura. É esse o projeto que vem sendo estudado e organizado por representantes do movimento cultural “Se Vira Ribeirão” e outras entidades que desejam a elaboração de um projeto que valorize todas as expressões artísticas locais e resulte em eventos artísticos para todos os tipos de público.
Para tratar desse assunto, uma reunião, nesta terça-feira, dia 5, onde estavam vários representantes do segmento cultural de Ribeirão Preto e também os secretários da Cultura, Alessandro Maraca; da Casa Civil, Layr Luchesi Junior, e Luciana Rodrigues, presidente do Conselho Municipal da Cultura, definiu as primeiras diretrizes tendo em vista essa ampla programação cultural, que terá características interativas, ou sejam de participação popular.
“Queremos essa parceria democrática com o Virada e demais órgãos de cultura, respeitando a independência de todos para elaborarmos um projeto comum que contemple as mais diversas expressões artísticas”, disse na oportunidade Alessandro Maraca, secretário da Cultura.
“Estamos apoiando estas iniciativas, pois entendemos a importância das representações desse movimento, visando a realização de um projeto que seja diferente do Virada Cultural do Estado. Temos propostas muito interessantes porque os artistas conhecem muito a área onde atuam”, completa Luchesi Junior, da Casa Civil.
Na oportunidade a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Luciana Rodrigues, elogiou a união do movimento cultural e poder público. “Queremos a discussão e a criação de uma política cultural efetiva para Ribeirão Preto. Essa interação é importante. Hoje demos um passo fundamental. O ideal é, conjuntamente, termos projetos de cultura nas mais diversas áreas”, completou ela.
Uma próxima reunião para dar continuidade ao assunto, ficou marcada para o próximo dia 14, no Palácio Rio Branco.