da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Cerca de 450 mudas doadas pelo Horto Municipal serão plantadas no centro da cidade nos próximos meses
O programa “Vamos Arborizar Ribeirão Preto 2013” segue para a 2ª etapa, que consiste no processo de recorte de calçada e plantio das mudas.
De acordo com Mariel Silvestre, secretária do Meio Ambiente, nesta terça-feira, dia 12, a equipe de profissionais da Secretaria acompanhará a empresa contratada para a realização do recorte de calçadas do Quadrilátero Central. “Nesta terça-feira o procedimento dará início nas ruas Duque de Caxias, Marcondes Salgado, Mariana Junqueira e Cerqueira César”, informou.
Em 2012, especialistas ambientais, a pedido da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, realizaram a avaliação da arborização de ruas do Quadrilátero Central, por meio do trabalho de campo, para quantificar e qualificar os exemplares existentes nas calçadas.
O diagnóstico revelou a necessidade do aumento no índice de área verde, reafirmado posteriormente no projeto de “Estabelecimento de Áreas Prioritárias para a Arborização” por meio de imagens em alta resolução, apresentadas pelo especialista do Departamento de Ciências Florestais da USP, Demóstenes Ferreira da Silva Filho.
Com este diagnóstico em mãos, a secretária do Meio Ambiente, Mariel Silvestre elaborou o programa “Vamos Arborizar Ribeirão Preto 2013”.“A partir desse projeto aumentaremos o índice de área verde, assim como medidas de controle fitossanitário”, explicou Silvestre.
A 1ª etapa, realizada no Quadrilátero Central no início do ano, consistiu no levantamento de dados necessários para a execução de plantio de árvores por meio de pesquisas junto aos moradores da área central e, a partir desta terça-feira, será executado o plantio das árvores escolhidas nos locais definidos pela população local.
O estudo revelou que o centro da cidade possui 8.133 residências e uma população de 19.083 habitantes. Do total de imóveis, 450 moradores aceitaram plantar uma árvore na calçada. Segundo a Secretaria, a árvore preferida pelos moradores foi a Quaresmeira, árvore de aproximadamente 10m de altura e que apresenta uma floração bem intensa.