Equipe do Meio Ambiente inicia plantio de "Quaresmeiras" em calçadas da Duque de Caxias

13/3/2013 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Nesta terça-feira, dia 12, uma equipe de profissionais da Secretaria do Meio Ambiente deu início a 2ª etapa do programa “Vamos Arborizar Ribeirão Preto 2013”, que consiste na execução de recorte das calçadas e plantio de mudas nas ruas Marcondes Salgado, Mariana Junqueira, Cerqueira César e Duque de Caxias.

De acordo com os engenheiros ambientais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, até a tarde desta quarta-feira, dia 13, o serviço será finalizado nesses primeiros trechos. Serão sete mudas na rua Marcondes Salgado, três na rua Mariana Junqueira, sete na Cerqueira César e três na rua Duque de Caxias, totalizando 20 mudas de espécies de Ipês: amarelo, roxo e do cerrado. Ao terminar este plantio inicial, a equipe segue para as calçadas do entorno do Mercado Municipal. “Enquanto esta equipe recorta e planta, outra equipe já está na Vila Seixas realizando o cadastro dos moradores interessados em ter uma árvore em sua calçada”, informou Silvestre.

Diretora do Colégio Auxiliadora, irmã Adair Sberga, a iniciativa é positiva. “Perdemos algumas árvores durante a tempestade que aconteceu há um ano e este plantio foi providencial. É importante para cidade uma arborização planejada como esta”, disse.

O recorte de calçadas e plantio de 450 mudas será realizado no Quadrilátero Central de Ribeirão Preto nas próximas semanas. “A Quaresmeira”, árvore mais escolhida pela população da região, fará composição do cenário no Centro da cidade devido ao programa “Vamos Arborizar Ribeirão Preto 2013”.

Em 2012, especialistas ambientais, a pedido da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, realizaram a avaliação da arborização de ruas do Quadrilátero Central, num trabalho de campo, para quantificar e qualificar os exemplares existentes nas calçadas.

O diagnóstico revelou a necessidade do aumento no índice de área verde, reafirmado posteriormente no projeto de “Estabelecimento de Áreas Prioritárias para a Arborização” por meio de imagens em alta resolução, apresentadas pelo especialista do Departamento de Ciências Florestais da USP, Demóstenes Ferreira da Silva Filho.

Com este diagnóstico em mãos, a secretária do Meio Ambiente, Mariel Silvestre elaborou o programa “Vamos Arborizar Ribeirão Preto 2013”. “A partir desse projeto aumentaremos o índice de área verde, assim como medidas de controle fitossanitário”,explicou Silvestre.

A 1ª etapa desse trabalho, realizado no Quadrilátero Central no início do ano, consistiu no levantamento de dados necessários para a execução de plantio de árvores a partir de pesquisas junto aos moradores da área central

O estudo revelou que o centro da cidade possui 8.133 residências e uma população de 19.083 habitantes. Do total de imóveis, 450 moradores aceitaram plantar uma árvore na calçada. “Esperamos que, com o início dos plantios, a adesão ao projeto aumente em até 30%”, avaliou Mariel.

 Segundo a Secretaria, a árvore preferida pelos moradores foi a Quaresmeira, árvore de aproximadamente 10m de altura e que apresenta uma floração bem intensa, seguida do Ipê amarelo, roxo e do cerrado.

Compartilhe no Whatsapp