Técnico de Ribeirão Preto vai comandar a Seleção Brasileira de Karatê

14/3/2013 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Ribeirão Preto ganhou ainda mais força e representatividade no esporte nacional. Após 23 anos de carreira e diversos títulos conquistados, o ex-atleta Ricardo Aguiar foi nomeado como o novo técnico da Seleção Brasileira adulta de karatê.  É a primeira vez que um profissional do interior é escolhido pela CBK (Confederação Brasileira de Karatê) para a modalidade de luta.

A escolha do meu nome é motivo de muita felicidade e resultado de uma vida toda dedicada ao esporte. Quero agradecer a todos que me ajudaram nessa caminhada, primeiramente a Deus e a minha família pela paciência. Aos meus patrocinadores e apoiadores: a Federação Paulista de Karatê, a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, as equipes de cidades que coordenei, aos atletas de todo país pela confiança e preferência, e aos meus alunos e pais pelo carinho e confiança”, discursou Aguiar.

O ribeirão-pretano torna-se um dos principais expoentes do karatê brasileiro. Como atleta da Seleção em dez anos consecutivos, Aguiar conquistou diversos títulos como o pentacampeonato sul-americano, o tricampeonato pan-americano e uma quarta colocação no campeonato mundial. Ao todo, foram 72 troféus e medalhas.

A escolha para deixar de competir e iniciar a carreira de técnico aconteceu em 2007. De imediato, foi convidado a dirigir a Seleção Paulista, onde permaneceu até meados do ano passado. Em 2008, dirigiu a Seleção Brasileira e Juvenil e compôs a comissão técnica do time adulto no Mundial do Japão. Em seis anos, conquistou mais de 50 títulos como treinador em diversas competições nacionais e internacionais.  

Escolha - A Confederação Brasileira de Karatê não escolheu o nome de Ricardo Aguiar em uma simples decisão. “A escolha do professor Ricardo Aguiar vem de encontro aos critérios pré-definidos pela nova diretoria da CBK, pois entre os diversos nomes cotados para ser técnicos da Seleção Brasileira, Ricardo foi um dos que preencheu os principais. Entre as especificações podemos citar a formação acadêmica em Educação Física aliada à experiência como atleta e técnica, tanto em eventos nacionais como em eventos internacionais. O seu equilíbrio emocional e constante busca por novos conhecimentos dentro do ambiente competitivo do Karatê também foram características que credenciaram a ser nomeado técnico da Seleção Brasileira”, comentou Willian Cardoso, diretor técnico da CBK.

A entidade ganhou uma nova diretoria que está reformulando a modalidade no Brasil. A nomeação de Aguiar é um dos primeiros passos em busca do crescimento do karatê nacional.

“O momento é muito positivo. Com a nova diretoria da CBK, os objetivos do karatê brasileiro tomaram outro rumo, entre eles, o de modificar todo o processo de desenvolvimento técnico. Com isso, a diretoria técnica já havia me procurado mesmo antes de assumir a gestão. Estivemos conversando por alguns dias antes de firmar e oficializar o convite”, revelou Aguiar.

A nova comissão técnica da Seleção Brasileira ainda terá a tetracampeã dos Jogos Pan-americanos, Lucélia Ribeiro, e o professor João Carlim, que desenvolve trabalho com a nova geração de atletas brasileiros. Ambos serão auxiliares de Aguiar. “O Karatê brasileiro terá um novo modelo de trabalho e, consequentemente, um crescimento do nível técnico”, comentou Willian Cardoso.

Aguiar continuará em Ribeirão Preto - Mesmo com a responsabilidade do novo cargo, Aguiar não deixará de ministrar aulas no Instituto do qual é proprietário e professor. Ele irá conciliar as funções, pois irá dirigir a Seleção em períodos programados e específicos. “Nada vai mudar. Estarei aqui nos mesmos momentos. Ribeirão Preto é a minha casa, a cidade que amo. Quero valorizar ainda mais o karatê municipal, agora como técnico da Seleção”, finalizou Aguiar.

Compartilhe no Whatsapp