da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
O dia 24 de março é o Dia Mundial da Tuberculose, e para reafirmar seu compromisso no combate a essa doença tão antiga, a Secretaria Municipal da Saúde promoverá atividades de divulgação, esclarecimentos e informação para a população, com o objetivo de ampliar os esforços e mobilizar a comunidade na conscientização do problema.
Segundo a coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose e Hanseníase, Lis Aparecida de Souza Neves, serão realizadas palestras para grupos mais vulneráveis como moradores de abrigos e clínicas de recuperação, bem como para os detentos das unidades prisionais do município. “Também está sendo realizado um curso de aprimoramento nas ações de controle da doença para os profissionais de saúde”, afirmou ela.
No próximo sábado, dia 23, o Dr. Móvel estará na Esplanada do Teatro Pedro II até as 13h, para realizar ações de divulgação e orientação à população sobre os sintomas da doença. “Ainda há pessoas que acham que tuberculose é uma doença do passado. Porém, ela é uma preocupação mundial e infecciosa, que mais mata jovens e adultos e a primeira causa de morte em pacientes com Aids”, acrescentou.
O tratamento do doente, segundo a enfermeira, é a melhor forma de evitar a disseminação da tuberculose. Habitação limpa, ventilada e com incidência de sol, também é importante para diminuir o contágio. Além disso, uma boa nutrição melhora a resistência orgânica e diminui o risco de adoecimento. “Toda pessoa que apresentar tosse persistente, que dure mais de três semanas, deve procurar o serviço de saúde e fazer o exame de escarro, para pesquisar a doença”, acrescentou ela.