da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Ribeirão Preto receberá recursos federais da ordem de R$ 350 milhões, como beneficiário do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) II Mobilidade Médias Cidades, dos quais aproximadamente R$ 278,8 milhões serão destinados à implantação dos corredores estruturais do transporte coletivo nos eixos Norte/Sul e Leste/Oeste.
A prefeita Dárcy Vera esteve no início de março em Brasília, convidada pela presidente da República Dilma Rousseff, para o anúncio oficial sobre o repasse de verbas federais aos municípios para obras de abastecimento de água, pavimentação de vias urbanas e implantação de corredores de transporte coletivo.
O município também receberá cerca de R$ 31,8 milhões para a pavimentação e qualificação de vias urbanas e cerca de R$ 39,9 milhões para a ampliação dos serviços de saneamento básico na cidade.
O projeto do município para a implantação da Rede Integrada de Transporte Coletivo prevê a construção de 56 km de corredores estruturais, contemplando melhorias na pista e na calçada, instalação de abrigos e de painéis de informações, implantação de sinalização viária, com ênfase para os semáforos inteligentes, além de paisagismo na sua extensão. Além disso, haverá investimento para construção de terminais e estações de transferência, de ciclovias, e de obras viárias.
Nesse contexto, serão construídos dois terminais no centro de Ribeirão Preto: o Terminal Central e o Terminal Jerônimo Gonçalves, defronte à Rodoviária. Os dois terminais terão controle de acesso ao usuário, porém com pagamento a bordo dos ônibus, cobertura de toda a plataforma, infraestrutura de apoio aos operadores e passageiros ( sanitários, posto de recarga de cartões), painéis de mensagens variáveis com informações de horários das viagens, quiosques comerciais.
A Estação Catedral será implantada com tratamento da área da Praça das Bandeiras para atendimento da elevada demanda de embarque e desembarque naquele local. A estação será climatizada e contará com plataforma fechada com portas automáticas, controle de acesso com catracas e validadores, painéis de mensagens variáveis com informações de horários das viagens, posto de recarga de cartões externo à plataforma.
Além dos dois terminais e da estação Catedral, serão criadas oito estações de transferência nos bairros São José, Vila Abranches, Ribeirão Verde, Planalto Verde, Portal da USP, Vila Mariana, Ribeirão Shopping e Bonfim Paulista.
Essas estações servirão como ponto de conexão entre as linhas alimentadoras, convencionais e estruturais, e terão ambiente aberto no sistema viário, cobertura com estrutura de abrigos de maior porte, sanitário de uso comum (operadores e passageiros) e painéis digitais com informações de horários das viagens.
Ribeirão Preto ainda terá diversas intervenções com obras que melhorarão o trânsito. São as chamadas obras de arte (viadutos, pontes e túneis). Com a verba do PAC da Mobilidade estão programadas as seguintes obras:
1. Viaduto na Av. Jerônimo Gonçalves com a Av. Francisco Junqueira;
2. Ponte interligando as Ruas José Bonifácio e Paraíba, sobre o Córrego Retiro Saudoso;
3. Ponte interligando as Ruas Tamandaré e Visconde de Inhaúma, sobre o Córrego Retiro Saudoso;
4. Ponte interligando as Ruas Barão do Amazonas e Benjamin Constant, sobre o Córrego Retiro Saudoso;
5. Passarela interligando a Rodoviária ao Mercado Municipal/Centro Popular de Compras, sobre a Av. Jerônimo Gonçalves;
6. Túnel interligando a Av. Antônio Diederichsen à Av. Presidente Vargas;
7. Túnel interligando a Av. Presidente Vargas à Av. Independência;
8. Viaduto na Av. Brasil sobre a Av. Thomaz Alberto Whately;
9. Viaduto na Av. Brasil sobre a Av. Mogiana;
10. Ponte na Av. Antônia Mugnato Marincek, sobre o Córrego das Palmeiras;
11. Viaduto interligando a Av. Antônio Diederichsen à Av. Maria de Jesus Condeixa, sobre a Av. Francisco Junqueira;
12. Adequação do complexo viário na interligação das Avenidas Nove de Julho, Portugal e Antônio Diederichsen.
A atual administração tem trabalhado para melhorar a qualidade e o desempenho do transporte coletivo de Ribeirão Preto. “Após quase 30 anos realizamos uma licitação do transporte coletivo e várias mudanças estão acontecendo e a população já está sentindo as melhorias. Essa verba do PAC vai complementar todo o nosso projeto para um trânsito e um transporte melhor na cidade”, ressalta a prefeita Dárcy Vera.