da assessoria de imprensa Jornal a Cidade
As escolas estaduais da cidade de Ribeirão Preto estão com déficit de materiais didáticos, afirma o Apeoesp (Sindicato dos Professores de Ensino Oficial do Estado de São Paulo). Segundo Mauro Inácio,coordenador local do sindicato, a falta de livros e apostilas atinge 80% das 66 unidades estaduais.
“Faltam os cadernos dos alunos e as apostilas didáticas. A situação prejudica professores e alunos”, explicou Mauro Inácio.
Alunos
Nesta sexta-feira (22), a reportagem foi até a escola Otoniel Mota, uma das mais tradicionais da cidade. Os alunos informaram que realmente está faltando material didático. “Toda quarta-feira, na segunda aula, os professores pedem para os alunos irem retirar os livros. Mas são poucos materiais e muitos alunos ficam sem”, disse a aluna do 1º do Ensino Médio.
“Muita gente está estudando sem material. Os alunos dão um jeito, mas não é o correto”, disse outra garota do Ensino Médio.
“Comecei a estudar duas semanas depois dos meus colegas e ainda não consegui receber meu material. Os professores reclamam, mas sabem que a culpa não é nossa”, disse a aluna que veio da Bahia junto à família, no mês passado.
Outro lado
Em nota, enviada na noite desta sexta pela assessoria, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, afirma que “não procede a informação de que 80% das escolas estaduais de Ribeirão Preto não teriam recebido o caderno do aluno”.
De acordo com a pasta estadual, “a maior parte dos exemplares já foi entregue e o restante deve ser distribuído até o fim do mês”.
A secretaria garantiu que “esses materiais de apoio a estudantes e professores não são as únicas ferramentas para ensino utilizadas em sala de aula”.
Na nota, a assessoria não citou os livros didáticos, que segundo o Apeoesp também estariam faltando.
Apesar dos livros serem entregues pelo Governo Federal, o sindicato afirma que a distribuição é de obrigação do Estado.