Administração Municipal investe R$ 500 mil anualmente na Cooperativa Mãos Dadas

2/4/2013 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A Prefeitura de Ribeirão Preto investe anualmente cerca de R$ 500 mil na Cooperativa “Mãos Dadas”, que realiza a triagem do material seletivo coletado na cidade. A Administração finaliza os últimos detalhes do contrato de parceria que será firmado com a Cooperativa, para que os agentes ambientais recebam pela triagem do lixo. Atualmente a cooperativa realiza a triagem de aproximadamente 100 toneladas de materiais recicláveis por mês.

O trabalho da cooperativa é de extrema importância. Os agentes ambientais saíram de uma situação de risco social e começaram a ganhar o próprio salário, sendo incluídos economicamente na sociedade. A Prefeitura investe na Infraestrutura do local e agora firmará um contrato de parceria com a Cooperativa”, ressaltou a prefeita Dárcy Vera.

 “Nossa preocupação é favorecer a inclusão social e econômica dos agentes ambientais que, dadas às condições de extrema pobreza e exclusão, têm poucas chances de competir para uma vaga no mercado de trabalho”, ressalta a secretária da Assistência Social, Maria Sodré.

Atualmente a Cooperativa “Mãos Dadas” tem gestão própria, cabendo à Prefeitura a responsabilidade pela inclusão social e econômica dos agentes ambientais e pela gestão compartilhada.

Para isto disponibiliza  aos cooperados: transporte, lanche, equipamentos de identificação e segurança para o trabalho, se responsabiliza pelas contas de água, luz, telefone,  manutenção dos equipamentos, segurança no local 24h, trator para auxiliar o serviço e cesta básica aos cooperados que cumprirem com o regimento interno.

Disponibiliza também um técnico para acompanhamento do trabalho e uma assistente social para acompanhamento e orientação socioassistencial aos cooperados, bem como a doação de todo o material reciclável recolhido no município, conforme prevê a Lei Municipal 2.096, de 28 de setembro de 2006, e Lei Municipal n°11.221, de 04 de junho de 2007.

O projeto realiza a triagem e comercialização de materiais recicláveis. Na Cooperativa, os materiais são triados, armazenados e comercializados gerando emprego e renda para um grupo de pessoas não absorvíveis pelo mercado formal de trabalho, além de contribuir com a gestão ambientalmente correta do lixo e evitar a disseminação de animais peçonhentos, dengue, entre outras doenças. Os cooperados também são responsáveis pela realização do trabalho de forma construtiva, juridicamente correta e solidária, onde a cooperação está entre os  principais exercícios do dia a dia.

Compartilhe no Whatsapp